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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ALÉM DO INSTANTE DECISIVO: OBJETIVIDADE E EXPERIMENTAÇÃO NA PRODUÇÃO FOTOGRÁFICA DE GERALDO DE BARROS ENTRE 1948 E 1951 Autor: JULIA GOMES BARBOSA MOREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JOAO MASAO KAMITA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 21132
Catalogação: 06/02/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21132&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21132
Resumo:
Título: ALÉM DO INSTANTE DECISIVO: OBJETIVIDADE E EXPERIMENTAÇÃO NA PRODUÇÃO FOTOGRÁFICA DE GERALDO DE BARROS ENTRE 1948 E 1951 Autor: JULIA GOMES BARBOSA MOREIRA
Nº do Conteudo: 21132
Catalogação: 06/02/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21132&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21132
Resumo:
A presente monografia trata da produção fotográfica de Geraldo de Barros
(Chavantes, 1923 – São Paulo, 1998) realizada entre 1948 e 1951, início de sua
formação artística, quando múltiplas e diversificadas influências se apresentavam
para ele. É destacada a série Fotoformas, que inclui tanto obras abstrato-geométricas
quanto fotografias com referente identificável. Apesar de formarem um conjunto
heterogêneo, esses trabalhos apresentam em comum o fato de terem sofrido
intervenções plásticas em diferentes momentos do processo fotográfico, que ganhou
novas etapas além das tradicionais captação, revelação e ampliação.
Sugere-se também que eles sejam precursores das tendências construtivas do
país. Especialmente por causa das Fotoformas, Geraldo de Barros é considerado um
dos pioneiros da fotografia moderna no Brasil. Cabe ressaltar, entretanto, que
elementos caros à arte concreta, como, por exemplo, a geometria e a racionalidade,
convivem nessas obras com o traço livre, o acaso e a subjetividade, demonstrando
que a produção fotográfica de Barros não deve ser lida unilateralmente.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
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