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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A MEDIAÇÃO HUMANA ENTRE CRISTIANISMO E SOCIEDADE NO DOCUMENTO DE APARECIDA Autor: MARCELO BATALIOTO
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 18448
Catalogação: 07/10/2011 Liberação: 07/10/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TEXTO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18448&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.ATeo.18448
Resumo:
Título: A MEDIAÇÃO HUMANA ENTRE CRISTIANISMO E SOCIEDADE NO DOCUMENTO DE APARECIDA Autor: MARCELO BATALIOTO
Nº do Conteudo: 18448
Catalogação: 07/10/2011 Liberação: 07/10/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TEXTO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18448&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.ATeo.18448
Resumo:
No curso da história nos deparamos com a pós-modernidade, um tem-po crítico que anula as grandes narrativas e onde qualquer síntese é mera-mente provisória. O ser humano se caracteriza a partir da sua subjetividade e para atingir esse ser humano a partir da religiosidade é preciso considerá-lo como pessoa e sujeito. Só a partir daí é que a mensagem cristã terá sentido. O ser humano é cada vez mais uma personalidade aberta autenticada pela liberdade.1 Ao dizer pós-modernidade estamos supondo naturalmente algo que a antecede, ou seja, a própria modernidade. Esse período histórico é caracteri-zado pela tensão entre sociedade e Igreja. Uma tensão que gerou rupturas, com prejuízos para ambos os lados, mas também aprendizados comuns. A Igreja aprendeu e continua aprendendo a relevância fundamental do humano para falar de Deus. Por outro lado, as abordagens antropológicas da raciona-lidade moderna que aprisionam o ser humano na pura imanência, cerceando seu espírito e sua abertura natural para a transcendência também são limita-das e até perigosas.
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NA ÍNTEGRA |