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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: IDENTIDADES TERRITORIAIS NO COTIDIANO ESCOLAR Autor: VIVIANE MENEZES DE AMORIM
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 16480
Catalogação: 19/10/2010 Liberação: 19/10/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16480&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16480&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16480
Resumo:
Título: IDENTIDADES TERRITORIAIS NO COTIDIANO ESCOLAR Autor: VIVIANE MENEZES DE AMORIM
Nº do Conteudo: 16480
Catalogação: 19/10/2010 Liberação: 19/10/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16480&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16480&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16480
Resumo:
Como explicar a contradição das sociedades plurais em lidar com a
diferença? Por que a diversidade cultural é tão celebrada e ao mesmo tempo
negada na sociedade brasileira? Qual o papel do espaço geográfico nessas
temáticas? Formas de desvalorização social são criadas a cada dia, toda a vez que
se tenta desqualificar as diferenças que dignamente constituem pessoas e grupos.
A geografia cultural se interessa particularmente pela consciência sobre os lugares
e pelos papéis que eles desempenham na formação de identidades individuais e
coletivas. Nesta abordagem teórica, observam-se como os sujeitos, em interação
com o meio geográfico, percebem e questionam suas identidades, sejam elas
construídas ou cristalizadas nas representações sobre os lugares e as relações
espaciais. Esta pesquisa parte do pressuposto de que toda identidade territorial é
uma identidade cultural, definida através do território, ou seja, dentro de uma
relação de apropriação que se dá tanto no campo simbólico quanto no espaço
físico. Assim, o espaço geográfico constitui parte fundamental dos processos de
identificação social. Nesta perspectiva, ao entendermos a escola como espaço de
construção das representações, visões de mundo e valores dos educandos/as, as
questões sobre identidade e diferença tornam-se fundamentais. Essa pesquisa teve
como objetivo central analisar a interação entre a identidade territorial, a origem
geográfica, o nosso contexto social pluralista e o cotidiano escolar, na tentativa de
contribuir para uma prática pedagógica na perspectiva intercultural. Para tanto foi
realizado um diálogo entre diferentes autores, tanto do campo da geografia quanto
da educação, acerca do tema pesquisado. Foi realizada ainda uma pesquisa de
campo com educandos/as do primeiro e segundo anos do ensino médio noturno de
uma escola pública localizada na zona sul do Rio de Janeiro, a fim de
compreender a representação desses sujeitos sobre o papel da identidade territorial
no cotidiano escolar.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |