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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: UMA ANÁLISE DESCRITIVA SOBRE O PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO DOS TRABALHADORES MADUROS PARA OS MAIS JOVENS NAS ORGANIZAÇÕES Autor: DANIELLE DIDIER LYRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15433
Catalogação: 25/03/2010 Liberação: 25/03/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15433&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15433&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15433
Resumo:
Título: UMA ANÁLISE DESCRITIVA SOBRE O PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO DOS TRABALHADORES MADUROS PARA OS MAIS JOVENS NAS ORGANIZAÇÕES Autor: DANIELLE DIDIER LYRA
Nº do Conteudo: 15433
Catalogação: 25/03/2010 Liberação: 25/03/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15433&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15433&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15433
Resumo:
O objetivo dessa pesquisa é investigar e descrever como a dinâmica de
transmissão de conhecimento tem sido vivenciada especificamente pelos
trabalhadores maduros, em duas empresas públicas. O trabalhador maduro
costuma assumir um papel relevante dentro das organizações, já que seus anos de
trabalho e experiência lhe renderam a aquisição de um tipo de conhecimento que
envolve não somente aspectos técnicos e explícitos, mas também um componente
tácito, que não é tão facilmente codificado e transmitido. Considerando ainda, que
estes indivíduos se encontram perto da aposentadoria, sua capacidade de
transmitir conhecimento acaba por refletir e determinar a capacidade da própria
organização em reter e preservar sua memória organizacional. Para tanto,
realizou-se dois estudos de caso com base em entrevistas semiestruturadas.
Descobriu-se que ao longo da história das empresas em análise houve algumas
iniciativas descontínuas orientadas para a estruturação do processo de
transferência de conhecimento. Além disso, a análise do conteúdo das entrevistas
realizadas revelou quatro categorias: a) conversão de conhecimento: processos,
entraves e condições facilitadoras, b) relação entre a cultura e a aprendizagem
organizacional, c) as percepções do olhar maduro sobre relações, papéis, postura
do aprendiz e processo de aprendizado do aprendiz e d) oportunidades geradas
pelo conhecimento adquirido. A principal dificuldade apontada pelos
entrevistados diz respeito à falta de estruturação relacionada aos processos de
gestão do conhecimento. Em consequência, predomina a passagem de
conhecimento informal de modo que cada trabalhador maduro desenvolve sua
própria metodologia de ensino.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |