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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: NEOCONCRETISMO E DESIGN: A PROGRAMAÇÃO VISUAL DE LYGIA PAPE PARA O CINEMA NOVO, NA DÉCADA DE 1960 Autor: VIVIANE MERLINO RODRIGUES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
OTAVIO LEONIDIO RIBEIRO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15292
Catalogação: 25/02/2010 Liberação: 25/02/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15292&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15292&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15292
Resumo:
Título: NEOCONCRETISMO E DESIGN: A PROGRAMAÇÃO VISUAL DE LYGIA PAPE PARA O CINEMA NOVO, NA DÉCADA DE 1960 Autor: VIVIANE MERLINO RODRIGUES
Nº do Conteudo: 15292
Catalogação: 25/02/2010 Liberação: 25/02/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15292&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15292&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15292
Resumo:
O trabalho estuda alguns conceitos lançados pelas vanguardas construtivas
internacionais e seu impacto no pensamento construtivista brasileiro. Investiga-se
a emergência da arte concreta e a estruturação do desenho industrial no Brasil
como partes de um projeto de modernização nacional, que ocorreu em meio a
tensões, nas décadas de 1950 e 1960. No campo da arte, as discordâncias entre o
Grupo Ruptura (1952), de São Paulo, e o Grupo Frente (1953-1954), do Rio de
Janeiro, são examinadas, revelando diferentes interpretações acerca das idéias
construtivas. Em seguida, discute-se o Manifesto Neoconcreto (1959), como uma
reação ao extremado racionalismo da arte concreta, no momento em que o ideário
progressista estava em crise. Observa-se, então, que a busca de maior autonomia
no processo de criação marcou a produção gráfica de alguns artistas que
integraram o Grupo Neoconcreto. Neste contexto, analisa-se meticulosamente a
programação visual de Lygia Pape para o Cinema Novo, entre 1961 e 1967,
buscando compreender em que medida os pressupostos neoconcretos se refletiram
na produção de cartazes e letreiros. Verifica-se que a transgressão de algumas
regras do design internacional, a dissolução das fronteiras entre arte, design e
cinema, assim como as referências à arte popular brasileira, ao Expressionismo,
ao Dadaísmo e à Pop Art são indicadores de que a artista ultrapassou os limites
das rígidas teorias concretas. Por fim, o exame da vinheta criada por Lygia Pape
para a Cinemateca do MAM-RJ (1963) aponta para o diálogo estabelecido entre
sua proposta de anti-filme e as idéias do Cinema Novo.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |