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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ROBERT SMITHSON: ... A TERRA, SUJEITA A CATACLISMAS, É UMA MESTRA CRUEL... Autor: TATIANA DA COSTA MARTINS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CECILIA COTRIM MARTINS DE MELLO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15171
Catalogação: 10/02/2010 Liberação: 10/02/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15171&idi=1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15171&idi=3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15171
Resumo:
Título: ROBERT SMITHSON: ... A TERRA, SUJEITA A CATACLISMAS, É UMA MESTRA CRUEL... Autor: TATIANA DA COSTA MARTINS
Nº do Conteudo: 15171
Catalogação: 10/02/2010 Liberação: 10/02/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15171&idi=1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15171&idi=3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15171
Resumo:
Robert Smithson, artista americano da Land Art, procura ampliar seu
campo de atuação cultural, para isso, o artista atua no limite entre os meios
artísticos. Suas ações - nas quais o indissolúvel vínculo entre matéria e mente
seria o vórtice engendrador - promovem fraturas, seja no universo da arte, seja no
correspondente mundo, que permitem a eclosão das suas obras poéticas e seus
jogos artísticos. O artista não privilegia meio algum de atuação, contudo, fabula o
panorama zero - território fictício das possibilidades plásticas – a partir do qual
reformula imaginativamente tempo e natureza. Em seus textos, Robert Smithson
evidencia outros nexos para o fazer artístico – evidentemente gerando ainda o
desvio na circulação da produção - e parte para assimilação irrestrita de seus
dispositivos operatórios e sua transitividade: site e non-site, dialética entrópica,
atopia, escala, cristais inorgânicos, espelhos, mapas, labirintos, deslocamento,
materialidade, paisagem, deriva e, finalmente, a escrita. Todavia, tais elementos
não são fortuitos; eles transitam, grosso modo, entre a qualidade da atualidade em
arte – por constante tensão produtora - do circuito artístico e as correntes revivenciadas,
paradoxalmente pelo artista, dos romantismos, o Alemão, poético e
filosófico de élan verbal; e o sublime, a experiência da formação da cultura
americana.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |