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Coleção Digital
Título: A TROCA DE OPERADORA DE TELEFONIA CELULAR: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS MERCADOS BRASILEIRO E ALEMÃO Autor: RODRIGO CIARAVOLO MARTINS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15150
Catalogação: 09/02/2010 Liberação: 09/02/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15150&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15150&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15150
Resumo:
Título: A TROCA DE OPERADORA DE TELEFONIA CELULAR: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS MERCADOS BRASILEIRO E ALEMÃO Autor: RODRIGO CIARAVOLO MARTINS
Nº do Conteudo: 15150
Catalogação: 09/02/2010 Liberação: 09/02/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15150&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15150&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15150
Resumo:
Com mais de 150 milhões de celulares em operação e uma penetração de
aproximadamente 80 linhas móveis para cada 100 habitantes, o mercado brasileiro
de telefonia móvel está entrando na maturidade, onde a média é de 100 aparelhos
para cada 100 habitantes. Seguindo a tendência destes mercados, o processo de
implantação da portabilidade numérica foi concluído em Março de 2009 e tem
como metas principais reduzir barreiras de mudança, aumentar a competição no
setor e estimular migrações entre operadoras. O objetivo desse trabalho é
identificar os fatores que influenciam a formação da intenção de troca dos
consumidores e, a partir de um modelo, comparar o mercado brasileiro ao alemão,
considerado maduro. Para o estudo, uma amostra de 202 usuários foi coletada no
mercado brasileiro e 200 no mercado alemão. Utilizando modelagem por
equações estruturais, foi possível identificar que, em ambos os mercados a
satisfação do consumidor é um antecedente com forte influência sobre o processo
de formação de intenção de troca. Além disso, os resultados sugerem existir maior
peso da percepção da qualidade do serviço na formação da satisfação no mercado
brasileiro. Já no mercado alemão, a maior influência parece vir da percepção do
valor pago pelo serviço. Os resultados dos testes de hipótese apontam maior
percepção de qualidade e valor dos serviços pelos consumidores alemães,
enquanto que no Brasil, os usuários ainda percebem maiores barreiras de
mudança. O estudo pretende contribuir para o entendimento das relações
existentes entre os construtos estudados e oferecer sugestões que possam auxiliar
no desenvolvimento de estratégias pelos participantes do mercado.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |