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Coleção Digital
Título: ESTUDO DO RENDIMENTO TÉRMICO DE MOTORES PROPULSORES DE DOIS TEMPOS OPERANDO EM REGIME TRANSIENTE Autor: ARTHUR ANDRE LETO BARRETO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUIS FERNANDO FIGUEIRA DA SILVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 14547
Catalogação: 04/11/2009 Liberação: 04/11/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14547&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14547&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14547
Resumo:
Título: ESTUDO DO RENDIMENTO TÉRMICO DE MOTORES PROPULSORES DE DOIS TEMPOS OPERANDO EM REGIME TRANSIENTE Autor: ARTHUR ANDRE LETO BARRETO
Nº do Conteudo: 14547
Catalogação: 04/11/2009 Liberação: 04/11/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14547&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14547&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14547
Resumo:
Atualmente o motor diesel é a propulsão básica utilizada por navios
mercantes. Predominantemente o arranjo mais utilizado é o de um motor de
dois tempos turboalimentado diretamente acoplado ao hélice. Estes motores
são controlados por um regulador de velocidade onde um valor desejado da
rotação é ajustado. O regulador opera acionando as réguas das bombas
injetoras, movendo-as conforme a necessidade de manter a rotação desejada
mesmo sob torque transiente. Se o rendimento térmico é reduzido, os índices
das bombas injetoras terão que operar em valores mais altos, quando
comparado ao funcionamento do motor com o rendimento térmico de projeto, e
neste caso maior geração de fuligem deverá ocorrer. Em motores de
combustão interna, a deposição de fuligem trás consequências à manutenção e
eficiência do motor, e por isto os operadores possuem motivos para evitar este
tipo de mecanismo. Este trabalho propõe um modelo termodinâmico dotado de
sub modelo para regulador de velocidade e para a fluturação do torque, o que
permite observar o rendimento térmico nas condições de transiência. Dados
adquiridos por um sistema de aquisição de dados fornece as condições de
contorno para ajustar o modelo proposto.