XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: PERCURSOS E ESTRATÉGIAS DE LEITURA-NAVEGAÇÃO DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS Autor: MARCELA AFONSO FERNANDEZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 14327
Catalogação: 06/10/2009 Liberação: 06/10/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14327&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14327&idi=2
Resumo:
Título: PERCURSOS E ESTRATÉGIAS DE LEITURA-NAVEGAÇÃO DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS Autor: MARCELA AFONSO FERNANDEZ
Nº do Conteudo: 14327
Catalogação: 06/10/2009 Liberação: 06/10/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14327&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14327&idi=2
Resumo:
Nas culturas ocidentais assentadas na lógica de redes tecida na internet,
presenciamos uma transformação no que tange ao suporte, à técnica de produção
textual e às novas possibilidades de receber, apropriar-se e interagir com a
textualidade digital que integra diversas linguagens (verbais e não verbais),
parecendo contribuir para uma gradual instauração de novas maneiras de ler.
Partindo dessa questão, esta tese tem como objetivo principal investigar as
práticas de leitura/navegação empreendidas por jovens universitários ao
desenvolverem buscas temáticas de cunho acadêmico em sites da internet. Para
tanto, o trabalho tem como referência dois tipos de estudo: o que busca
compreender as características e dinâmicas socioculturais subjacentes às redes
interativas da Internet, pautando-se principalmente em Manuel Castells; o que se
dedica à natureza multifacetada do hipertexto, baseando-se em George Landow,
Jay Bolter, Ingedore Koch, Luiz Antônio Marcuschi e Antonio Carlos Xavier,
entre outros autores. Para completar o estudo teórico, houve necessidade de que se
precisasse a conceituação do termo leitura/navegação, recorte necessário para a
constituição do foco principal desta pesquisa. Assim sendo, foram realizados
estudos apoiados em autores como Stephania Padovani, Leslie Whitaker, Andréa
Garavaglia, Taciana Burgos, Séraphin Alava e Lucia Santaella. A partir dessas
âncoras teóricas, o trabalho adotou como premissa básica a fusão entre os
conceitos de leitura e navegação e baseou-se, sobretudo, nos estudos de Roger
Chartier. A pesquisa usou como desenho metodológico uma investigação de
caráter qualitativo, tendo como instrumentos de coleta de dados o questionário, a
observação, a captura e a gravação do percurso de leitura/navegação e a entrevista
empreendida com os universitários, para que fossem atingidos os objetivos
propostos. Os dados colhidos a partir dessas estratégias produziram um corpo de
conhecimentos sobre as ações de leitura/navegação de uma amostra intencional de
10 jovens universitários, analisadas individualmente, comparadas entre si e
confrontadas com as considerações dos autores acima apontados. Como
desdobramento dessa análise, alguns estilos e algumas estratégias de
leitura/navegação foram identificados, dando a impressão de que estão sendo
(re)inventados pelos jovens. Os resultados alcançados mostram que essas
estratégias estão muito próximas dos mapas de navegação do pensamento
humano, indicando que essa sintonia acentua o uso de práticas socioculturais de
leitura diferentes das anteriormente assumidas pelos leitores e reforçando a ideia
de que a apropriação da textualidade digital delineia novos modos de ser leitor na
contemporaneidade.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
CAPÍTULO 6 | |
CAPÍTULO 7 |