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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: MODELAGEM DE GARANTIAS GOVERNAMENTAIS EM PROJECT FINANCE E PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DA TEORIA DE OPÇÕES REAIS Autor: BRUNO VITALI BELLO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 14180
Catalogação: 17/09/2009 Liberação: 17/09/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14180&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14180&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14180
Resumo:
Título: MODELAGEM DE GARANTIAS GOVERNAMENTAIS EM PROJECT FINANCE E PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DA TEORIA DE OPÇÕES REAIS Autor: BRUNO VITALI BELLO
Nº do Conteudo: 14180
Catalogação: 17/09/2009 Liberação: 17/09/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14180&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14180&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14180
Resumo:
Investimentos de caráter privado se apresentam como importante vetor para
o financiamento de projetos de infra-estrutura pública. Governos ao redor do
globo têm fomentado a participação da iniciativa privada nestes investimentos
através da modelagem de projetos com base em project finance e na utilização de
mecanismos de PPP (Parcerias Público-Privadas). Em projetos de PPP, estes
instrumentos são arranjos contratuais no qual o governo assume compromissos
futuros através de garantias e opções e vêm sendo utilizados na busca por uma
alocação eficiente de riscos e recursos. Neste sentido, o setor de transporte se
apresenta como um grande campo de aplicação destes mecanismos, em especial
no que se refere às concessões rodoviárias. Um importante fator de risco em
projetos desta natureza está associado ao volume de tráfego, que frequentemente
apresenta impacto direto na viabilidade do empreendimento. Por esta razão,
diferentes modelos de garantias que objetivam reduzir o risco do investidor
privado e alocar de forma eficiente os recursos públicos têm sido apresentados.
Este trabalho apresenta uma proposta para a viabilização de concessões
rodoviárias. Para tanto, o trabalho apresenta o estudo de caso da MG-050, o
primeira PPP na área de infra-estrutura rodoviária implementada no país.
Adicionalmente, apresenta-se a sugestão de modelagem de garantias
governamentais com base na metodologia de Opções Reais, sob a forma de uma
garantia de tráfego mínimo para do projeto em questão. Conclui-se que a
metodologia com base em opções reais contribui de forma a tornar o projeto
viável à participação da iniciativa privada, oferecendo um menor custo para a
obtenção deste objetivo.