XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO DE NÍVEL TÉCNICO Autor: FLAVIA SOUZA ANTUNES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 14173
Catalogação: 17/09/2009 Liberação: 17/09/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14173&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14173&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14173
Resumo:
Título: DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO DE NÍVEL TÉCNICO Autor: FLAVIA SOUZA ANTUNES
Nº do Conteudo: 14173
Catalogação: 17/09/2009 Liberação: 17/09/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14173&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14173&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14173
Resumo:
A presente dissertação de mestrado, intitulada Desenvolvimento de
Competências em Instituições de Ensino de Nível Técnico, tem como objetivo
principal verificar se o desenvolvimento de competências dos alunos das escolas
técnicas estaduais está alinhado com as demandas do mercado de trabalho,
conforme as Diretrizes divulgadas pelo Ministério da Educação, considerando-se
as perspectivas das escolas técnicas estaduais (agentes formadores) e do mercado
de trabalho (agentes empregadores). Além disso, esse trabalho visa a contribuir
com o Programa Prioridade-Rio - Apoio ao estudo de temas prioritários para o
Governo do Estado do Rio de Janeiro com fomento da Fundação Carlos Chagas
Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ,
intencionando auxiliar numa formação mais sintonizada com as exigências do
mercado. Quanto à metodologia utilizada, adotou-se para este estudo o método de
pesquisa qualitativo de caráter exploratório por meio de pesquisas de campo,
bibliográfica, telematizada e documental. A principal fonte de coleta de dados foi
o conteúdo das entrevistas transcritas, com as respectivas percepções e
entendimentos dos entrevistados acerca do desenvolvimento de competências dos
alunos das Instituições de Ensino Técnico. Ao todo foram entrevistadas vinte e
sete pessoas, sendo cinco da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), três
das duas empresas que representaram o mercado de trabalho e vinte das escolas
técnicas estaduais localizadas em diferentes municípios do estado do Rio de
Janeiro: a Escola Técnica Henrique Lage, em Niterói, a Escola Técnica Ferreira
Viana, no Rio de Janeiro e a Escola Técnica João Luiz do Nascimento, em Nova
Iguaçu. Na análise das entrevistas e discussão dos resultados, o conteúdo as
entrevistas foi subdivido em cinco categorias, a saber: Relação das Escolas
Técnicas Estaduais com o Mercado empregador, Concepção de Competências
dos Técnicos, Formação Técnica, Configuração do Papel do Ensino Técnico,
Construção da Matriz Curricular por Competência, a partir das quais foram
identificados os fatores facilitadores e as barreiras que devem ser transpostas para
o desenvolvimento de competências dos alunos das escolas técnicas de modo a
atender as demandas do mercado de trabalho.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |