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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: FINANCIANDO A LINHA 4 DO METRÔ RIO COM FUNDOS DO BANCO DO MERCADO DE CARBONO Autor: DARLAN ADIB HAUCH FILHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
GRAZIELA XAVIER FORTUNATO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 13002
Catalogação: 02/02/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13002&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13002&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13002
Resumo:
Título: FINANCIANDO A LINHA 4 DO METRÔ RIO COM FUNDOS DO BANCO DO MERCADO DE CARBONO Autor: DARLAN ADIB HAUCH FILHO
Nº do Conteudo: 13002
Catalogação: 02/02/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13002&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13002&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13002
Resumo:
Existe uma crescente demanda por transporte coletivo de
massa entre o Centro e a Zona Oeste da Cidade do Rio de
Janeiro que satura os corredores viários. O Governo
Estadual declara não possuir capacidade de investimento que
custeie a melhor solução apontada: a Linha 4 do Metrô Rio.
Os objetivos desse trabalho são constatar o problema
apresentado e verificar a viabilidade de financiar parte do
projeto através da venda de Créditos de Carbono. Estes
seriam oriundos da economia realizada neste trajeto por um
grande número de veículos automotores que deixariam de
emitir CO2 na atmosfera. Uma vez que o Metrô é considerado
um transporte limpo, por ser movido à energia elétrica, e
que, no Estado do Rio de Janeiro é produzida por
hidrelétricas e pelas usinas termonuclear, Angra I e Angra
II, este projeto se qualificaria para receber recursos do
Mercado de Carbono.
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