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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: SUTIS RESISTÊNCIAS: CRIAÇÃO CINEMATOGRÁFICA E INSTÂNCIAS DE PRODUÇÃO DE FILMES Autor: JOANA DE OLIVEIRA BREA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
VERA FOLLAIN (VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO) - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12940
Catalogação: 10/01/2009 Liberação: 10/01/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12940&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12940&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12940
Resumo:
Título: SUTIS RESISTÊNCIAS: CRIAÇÃO CINEMATOGRÁFICA E INSTÂNCIAS DE PRODUÇÃO DE FILMES Autor: JOANA DE OLIVEIRA BREA
Nº do Conteudo: 12940
Catalogação: 10/01/2009 Liberação: 10/01/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12940&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12940&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12940
Resumo:
Se a tensão entre o fazer artístico e a lógica do mercado
assombrou a arte
em geral, desde o surgimento da cultura de massa no século
XIX, ela esteve
presente no cinema já no seu nascimento: para além de sua
dimensão de obra de
arte, a invenção do espetáculo da projeção fez do filme um
bem de consumo
coletivo, impondo-lhe métodos de produção industriais e
finalidades comerciais.
Na contemporaneidade, o declínio das grandes utopias e a
expansão do papel do
mercado como grande mediador cultural tem, cada vez mais,
colocado em xeque
o paradigma estético da modernidade, incluindo seu ideal de
autonomia.
Distanciada das posturas radicais que, outrora, advogavam o
confrontamento
com o massivo, a arte contemporânea desenvolve sutis formas
de resistência que
negociam a possibilidade de expressão com sua inevitável
condição de
mercadoria. Nosso objetivo, nesta dissertação, foi analisar
como a tensão entre
um ideal de liberdade artística e o filme como produto
comercializável se
manifesta no cinema contemporâneo. Para isso, buscamos
selecionar, como
objeto de estudo, filmes que nos permitissem destacar
estratégias de negociação
entre criação artística e instâncias da produção. A escolha
recaiu sobre Quero
Ser John Malkovich (1999), Adaptação (2002), A Natureza
Quase Humana
(2002) e Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004).
Os dois
primeiros foram dirigidos por Spike Jonze, os dois últimos
por Michel Gondry e
todos tiveram Charles Kaufman como roteirista.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |