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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: CONTRA OS EXCESSOS: CONTENÇÃO, EQUILÍBRIO E AMOR NA BOSSA NOVA Autor: PAULO DA COSTA E SILVA FRANCO DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JOSE CARLOS RODRIGUES (JOSE CARLOS SOUZA RODRIGUES) - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12327
Catalogação: 09/10/2008 Liberação: 09/10/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12327&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12327&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12327
Resumo:
Título: CONTRA OS EXCESSOS: CONTENÇÃO, EQUILÍBRIO E AMOR NA BOSSA NOVA Autor: PAULO DA COSTA E SILVA FRANCO DE OLIVEIRA
Nº do Conteudo: 12327
Catalogação: 09/10/2008 Liberação: 09/10/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12327&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12327&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12327
Resumo:
Contra os excessos: contenção, equilíbrio e amor na bossa
nova analisa a
estética comedida que marcou o movimento inaugural da
moderna canção
brasileira. Utilizando os conceitos da filosofia estética
de Nietzsche - presentes,
sobretudo, em seu primeiro livro, O Nascimento da Tragédia -
os estudos
contidos nesta dissertação descrevem a construção do estilo
da bossa nova como
uma constante luta contra os excessos que assolavam a
música brasileira nos anos
1950, e uma constante busca pelo equilíbrio entre termos
opostos. São abordados
três aspectos principais na construção desse estilo: a nova
forma interpretativa de
João Gilberto - baseada na busca obsessiva do equilíbrio
perfeito entre canto e
fala -, o modelo melódico/harmônico de Tom Jobim - que cria
um regime de
contenção no qual o máximo de expressividade pode ser
obtido com o mínimo de
recursos - e o conteúdo mais ameno e solar das letras, em
contraposição com o
estilo rebuscado e carregado em tintas dramáticas que
prevalecia nos sambascanções
que dominavam o cenário musical. Por sua autoconsciência,
despojamento, equilíbrio e serenidade, a bossa nova será
definida como um
movimento marcadamente apolíneo, embora sempre haja, pelo
menos nas
melhores realizações, algum traço dionisíaco. Essas
qualidades serão decisivas
também na formulação de um discurso amoroso coerente com as
premissas
conceituais dessa nova música, e com as expectativas da
classe social e do tempo
que a ensejaram. Dessa forma, a poética bossanovista vai se
caracterizar por um
discurso amoroso mais leve, menos dramático, mais calcado
no instante do que no
passado, no qual todos os sentimentos, mesmo os tristes,
são banhados por uma
aura de ternura que os torna gratificantes.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
INTRODUÇÃO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |