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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: MULHERES DE MORAIS: UM ESTUDO DA TRANSIÇÃO DA LINGUAGEM TEXTUAL PARA A LINGUAGEM IMAGÉTICA Autor: CARLOS EDUARDO SALOMAO CORREA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR - TUTOR EDNA LUCIA OLIVEIRA DA CUNHA LIMA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 11963
Catalogação: 23/07/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11963&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11963
Resumo:
Título: MULHERES DE MORAIS: UM ESTUDO DA TRANSIÇÃO DA LINGUAGEM TEXTUAL PARA A LINGUAGEM IMAGÉTICA Autor: CARLOS EDUARDO SALOMAO CORREA
Nº do Conteudo: 11963
Catalogação: 23/07/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11963&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11963
Resumo:
Este estudo procura entender a transição da linguagem
textual para a linguagem imagética. Sobretudo, analisar a
parcela de autoria de quem interpreta e o produto extraído
desse processo interpretativo.
Para completar tal raciocínio fui buscar na poesia de
Vinicius de Moraes imagens poéticas de mulheres
interpretando graficamente alguns poemas selecionados.
A meu ver, o texto poético permite uma liberdade
construtiva e é exatamente essa sua característica que me
motivou a desenvolver esse projeto. Pois, da mesma forma
que o poema permite uma construção imaginária a partir do
seu conteúdo, eu pretendia gerar imagens que, ao invés de
prender a mensagem em um único caminho interpretativo,
dessem margem a uma interpretação subjetiva por parte do
espectador.
Observei o ato de ilustrar não como um fazer artístico, mas
como um trabalho do designer. Pois a imagem levava a
caminhos que tinham ligações não mais com o texto mas com
ela mesma. Certo ponto foi necessário que me desligasse do
poema para poder obter uma solução visual para o design do
livro. Alguns ajustes foram feitos tento em vista formato,
unidade visual, ritmo, enfim, questões que dizem respeito
menos das ilustrações em separado que do projeto como um
todo.
As preocupações que nortearam o problema de ilustrar, neste
caso, me levaram a pensar o tempo todo como designer ao
invés de desenhista/artista. Antes deste trabalho nunca
havia pensado em mim mesmo como ilustrador no sentido mais
tradicional da palavra. Agora percebo que o que acabei de
realizar foi justamente ilustrar poemas. Só que o fiz não
de maneira como quem dá vazão a manifestações do espírito,
mas preocupado em manter, na imagem, relação com o texto
motivador da ação.
Analisando o trabalho sob a ótica das questões propostas no
início do projeto, ou seja, tentando responder sobre esse
trabalho a parcela de autoria do produto extraído, diria
que as ilustrações feitas por mim a partir do texto de
Vinicius de Moraes mostram minha visão da mulher da poesia
viniciana. Sendo assim, acredito que a autoria das imagens
seja única e exclusivamente minha.
Chego aqui com a conclusão de que na transição da linguagem
textual poética para a linguagem imagética ocorre perdas e
ganhos na mensagem dependendo de quem a realiza.
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NA ÍNTEGRA |
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