XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: DESIGN GRÁFICO NA SEGUNDA GRANDE GUERRA: A FOTOMONTAGEM POLÍTICA DE JOHN HEARTFIELD Autor: BARBARA MAROUN ESTRADA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JOAO DE SOUZA LEITE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 11272
Catalogação: 29/01/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11272&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11272
Resumo:
Título: DESIGN GRÁFICO NA SEGUNDA GRANDE GUERRA: A FOTOMONTAGEM POLÍTICA DE JOHN HEARTFIELD Autor: BARBARA MAROUN ESTRADA
Nº do Conteudo: 11272
Catalogação: 29/01/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11272&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11272
Resumo:
Interessei-me pelo assunto de cartazes de guerra quando vi
um cartaz relacionado ao nazismo durante uma apresentação
de slides, na aula de Estágio da Professora Cristine
Nogueira. Então a Professora Vera Damazio mostrou-me um
livro com fotomontagens dadaístas e também anti-nazistas
(inclusive algumas de John Heartfield) e fiquei muito
impressionada e fascinada pelo trabalho, o que me levou a
começar a desenvolver um trabalho sobre o assunto. Iniciei
pesquisando autores dadaístas em geral, mas interessei-me
especialmente pelo trabalho realizado por John Heartfield
no período anterior à Segunda Guerra Mundial.
Algumas dúvidas começaram a surgir durante a pesquisa
preliminar, dúvidas essas que me levaram a refletir sobre a
situação histórica e o poder que Hitler tivera na época.
O trabalho de John Heartfield não só chocava pela sátira ao
governo como também pelo uso da nova técnica da
fotomontagem, ainda incomum nas décadas de 20, 30 e 40.
Como eu havia programado uma viagem à Alemanha, decidi
fazer uma pequena pesquisa com alemães mais velhos que
tivessem vivenciado a Segunda Guerra. A pesquisa não teria
como propósito tirar a limpo uma situação e sim tentar
entender um pouco a situação histórica e a cabeça das
pessoas em relação à nova técnica de fotomontagem do
dadaísmo naqueles tempos.
Com as informações já recolhidas, decidi fazer uma análise
gráfica de algumas imagens de Heartfield para tentar
desvendar os recursos visuais usados por ele para criar
imagens de efeito tão surpreendente.
A partir da análise gráfica, pude concluir e complementar
meu projeto e fazer um paralelo com as fotomontagens
atuais, tão presentes em nosso cotidiano.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
PDF ![]() |