XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: UNDERGROUND EM CAMISAS Autor: ANDREI DUARTE CARDOSO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA CLAUDIA BOLSHAW GOMES (MARIA CLAUDIA BOLSHAW) - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 11266
Catalogação: 28/01/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11266&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11266
Resumo:
Título: UNDERGROUND EM CAMISAS Autor: ANDREI DUARTE CARDOSO
Nº do Conteudo: 11266
Catalogação: 28/01/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11266&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11266
Resumo:
O presente trabalho foi concebido a partir
de meu interesse por ilustração, histórias em
quadrinhos underground e serigrafia em
camisetas, com foco especial nas reflexões
sobre o consumo e as marcas gráficas com
suas respectivas pregnâncias.
Neste trabalho, optei por desenvolver um
produto para ser utilizado por jovens de classe
média, público que com tal tipo se familiariza.
Tive como objetivo, além de promover a cultura
do underground junto à sociedade atual,
criticando o seu consumo desenfreado através
da ilustração, da desconstrução de ícones e da
invenção de marcas e propagandas fake
(falsas), mostrar que a camiseta é um veículo
de propagação de idéias, ilustrações, fotos e
expressões culturais (=composição visual), e
não uma simples indumentária.
A questão enfocada neste trabalho
reveste-se de especial pertinência se for
considerado que, como já foi dito, atualmente a
camiseta não passa de uma simples
indumentária para a maior parte das pessoas
e, na maioria das vezes, quando mostra
alguma mensagem, esta não traz nada para
quem a está usando, ou seja, não há uma
incorporação e/ou uma identificação com
aquela idéia que está sendo veiculada, mas
sim uma propaganda gratuita de uma marca
pelo simples ideal de ser aceito em um
determinado meio.
O produto se compõe de uma série de
camisas que partiu da criação de 10 estampas
das quais foram selecionadas 4 tipos
diferentes.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
PDF ![]() |