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Coleção Digital
Título: GETÚLIO VARGAS VOLTA AO CATETE: A ESTRATÉGIA DE PROPAGANDA VARGUISTA NAS ELEIÇÕES DE 1950 Autor: DEBORA KFURI REGAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUIS REZNIK - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10756
Catalogação: 26/10/2007 Liberação: 26/10/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10756&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10756&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10756
Resumo:
Título: GETÚLIO VARGAS VOLTA AO CATETE: A ESTRATÉGIA DE PROPAGANDA VARGUISTA NAS ELEIÇÕES DE 1950 Autor: DEBORA KFURI REGAL
Nº do Conteudo: 10756
Catalogação: 26/10/2007 Liberação: 26/10/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10756&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10756&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10756
Resumo:
O objetivo deste trabalho é acompanhar as etapas da
campanha de Getúlio
Vargas às eleições presidenciais de 1950. Tendo chegado à
presidência duas vezes
através de golpes de Estado e uma vez por voto indireto,
Vargas voltaria ao poder
através do voto popular, graças a uma campanha inteligente
e moderna. Em menos de
dois meses, sua comitiva visitou todas as capitais do
país, o Distrito Federal, e mais de
50 cidades, estabelecendo uma comunicação direta entre
candidato e eleitores. Em
cerca de 80 discursos, Vargas apresentou um projeto
político nacional, entremeado por
assuntos de interesse local, valorizando a participação de
cada Estado no crescimento
da Federação como um todo. O sucesso no pleito
presidencial de 1950 foi em parte
conseqüência de um cuidadoso trabalho de construção de sua
imagem, realizado por
Vargas desde seu primeiro mandato. Apesar de alguns
autores concordarem que o
marketing político surgiu no Brasil em 1954, na campanha
de 1950 Vargas utilizou
procedimentos sistemáticos de comunicação e propaganda
eleitoral. Ações
direcionadas a um público-alvo e uso inteligente dos meios
de comunicação são
técnicas da estratégia varguista e também do que hoje
chamamos de marketing
político.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |