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A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: FÁBULAS PARA CRIANÇAS SURDAS Autor: ANA TEREZA PINTO DE SEQUEIROS CORREIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CELSO BRAGA WILMER - ORIENTADOR
JOSE AUGUSTO B ESTELLITA LINS - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10635
Catalogação: 24/09/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10635&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10635
Resumo:
Título: FÁBULAS PARA CRIANÇAS SURDAS Autor: ANA TEREZA PINTO DE SEQUEIROS CORREIA
JOSE AUGUSTO B ESTELLITA LINS - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10635
Catalogação: 24/09/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10635&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10635
Resumo:
Através da minha experiência como bolsista Pibic, no
Laboratório de Pedagogia do Design, na PUC-Rio, conheci
o
Instituto Nacional de Educação de Surdos, o INES, no Rio.
Constatei que não havia um método de ensino convencional
para o letramento dos surdos. Através de histórias
contadas na biblioteca do SECAF, que as crianças
aprendiam
a contextualizar as palavras e a fazerem ligação com a
Libras - Língua dos Sinais e o Português.
Inicialmente, o formato foi definido num livro
convencional. Logo se viu que esse formato não atenderia
a
um dos propósitos do meu projeto que é trazer
interatividade e versatilidade. Assim, optei pela
utilização de chapas adesivadas. Os personagens
surdos falando em Libras teriam a forma de ímã, dando
versatilidade ao material. O texto escolhido foi uma
fábula de Monteiro Lobato: A cigarra e a formiga.
O protótipo é constituído por 5 chapas de alumínio, no
formato A3, adesivadas com cada cena. Os elementos que
são
inseridos pela criança são ímãs. Além disso, há 2 tipos
de
transparências. Na primeira, as cenas têm texto e na
segunda, não tem.
A experimentação do objeto foi ótima e mesmo os alunos
que
não estavam muitos atentos na hora em que a professora
contava a história em Libras, depois se familiarizaram
na
inserção dos elementos nas chapas.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
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