$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: LIDERANÇA EMPREENDEDORA SOCIAL: ENTENDENDO ATRIBUTOS E PROCESSOS PARA INOVAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES SOCIAIS
Autor: MARIANA DE QUEIROZ BRUNELLI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  FLAVIA DE SOUZA COSTA NEVES CAVAZOTTE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 54808
Catalogação:  17/09/2021 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54808@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54808@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54808

Resumo:
Práticas empreendedoras motivadas por propósitos sociais e ambientais têm ganhado reconhecimento mundial. No entanto, ainda existem muitas lacunas no conhecimento científico a respeito desse fenômeno. Esta tese investiga atributos e processos de liderança que possibilitam os empreendimentos sociais a serem efetivos. Inclui dois ensaios autônomos que investigam empiricamente a liderança em empreendimentos sociais e o processo pelo qual ela permite inovações sociais. A questão de pesquisa do primeiro estudo está relacionada a quais características, comportamentos e habilidades de liderança são essenciais para que os líderes de empreendimentos sociais alcancem seus objetivos de negócios. Assim, uma pesquisa qualitativa com base no protocolo metodológico da Grounded Theory foi realizada. Foram entrevistados 36 atores - líderes de organizações sociais e seus stakeholders. Os resultados revelaram oito atributos essenciais dos líderes de empreendimentos sociais: impulso para causar impacto, integridade moral inabalável, comunicação centrada no outro, postura relacional construtiva, desenvolvimento da equipe, resolução co-criativa de problemas, desenvolvimento de redes estratégicas e compromisso com alta qualidade da entrega. Essas descobertas sugerem que uma perspectiva clássica de liderança sozinha não pode abranger totalmente todos os atributos essenciais da liderança em empreendimentos sociais. A questão de pesquisa do segundo estudo está relacionada a quais processos psicossociais habilitados por líderes de empreendimentos sociais promovem a criatividade e a inovação de suas equipes. Assim, foi realizada uma pesquisa quantitativa, no nível de análise das equipes, para verificar os mecanismos pelos quais a liderança servidora e empoderadora possibilitam a criatividade e a inovação das equipes em empreendimentos sociais. A pesquisa foi realizada com uma amostra de 41 líderes e 73 colaboradores de organizações socioambientais. As hipóteses foram avaliadas estatisticamente por meio da modelagem de equações estruturais (Partial Least Squares - PLS), utilizando o software SmartPLS 3.0. Todas as hipóteses foram confirmadas, exceto uma. A liderança servidora influencia positivamente a identidade e o comprometimento da equipe. No entanto, a conexão desses processos com a criatividade não foi estabelecida. A liderança empoderadora influencia positivamente a ampliação de fronteiras da equipe e as suas capacidades dinâmicas, que foram associadas à criatividade da equipe e à inovação em empreendimentos sociais. Essas descobertas são uma contribuição única para a literatura e possibilitam um entendimento mais profundo de quais processos de liderança são necessários para gerar inovações sociais para resolver problemas socioambientais. Ambos os estudos avançam o conhecimento sobre liderança e seu papel nos empreendimentos sociais.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui