XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: FINANCIAL MATHEMATICS WITH ELECTRONIC SPREADSHEETS: A PROPOSAL FOR HIGH SCHOOL Autor: CHRISTIANE BITTENCOURT FERREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CHRISTINE SERTA COSTA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 54445
Catalogação: 30/08/2021 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54445@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54445@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54445
Resumo:
Título: FINANCIAL MATHEMATICS WITH ELECTRONIC SPREADSHEETS: A PROPOSAL FOR HIGH SCHOOL Autor: CHRISTIANE BITTENCOURT FERREIRA
Nº do Conteudo: 54445
Catalogação: 30/08/2021 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54445@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=54445@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54445
Resumo:
This work presents a proposal for teaching financial mathematics concepts using
electronic spreadsheets in high school. He points out that the main fundamentals studied
in this area of Mathematics gain in understanding, in possibilities of analysis and in
facilitating calculations when the dialogue between these concepts and technology is
carried out. The work begins with reflections on the importance of continuing education
for teachers, the use of technology in the teaching-learning process and the study of
financial mathematics in elementary school, in parallel with the use of electronic
spreadsheets. The construction of this foundation is based on the theory developed by
authors such as Kenski, Pocho, Alvarez, Nascimento and Giraldo. Afterwards, the basic
concepts on the subject are presented and exemplified, followed by their applications in
an electronic spreadsheet (Excel). In order to show that the subject is recurrent in selection
tests, some more recent ENEM tests were chosen and some questions and their solutions
were presented, solving them also using Excel. Finally, as a more contemporary way of
applying the concepts presented, proposals were developed for the construction of
simulators, resources that work like financial calculators, through problem situations that
bring more meaning to learning. It is expected that the work presented here will contribute
to the formation of more critical and autonomous citizens and promote the qualification
of both teachers and students in primary schools.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |