$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: MOTIVAÇÕES PARA A PARENTALIDADE: UM ESTUDO TRANSCULTURAL COM JÓVENS BRASILEIROS E PERUANOS
Autor: GIULIANA VIOLETA VASQUEZ VARAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JULIANE CALLEGARO BORSA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 53329
Catalogação:  18/06/2021 Idioma(s):  ESPANHOL - ESPANHA
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53329@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53329@2
Referência [es]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53329@4
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53329

Resumo:
O objetivo desta tese é avaliar as semelhanças e diferenças das motivações para a parentalidade (MP) em uma amostra de homens e mulheres adultos dos países do Brasil e do Peru. Especificamente, os objetivos foram investigar as relações do MP com variáveis biosociodemográficas (ex. Sexo, idade, inserção no trabalho, estado civil, número de irmãos, cuidado de irmãos mais novos na infância ou adolescência), psicológicas (positividade, religiosidade, personalidade), relacional (ajustamento diádico e suporte familiar) e reprodutivo (desejos reprodutivos). A amostra total foi de 4014 indivíduos; 2029 peruanos (68,1 porcento mulheres) de 22 departamentos do país e 1985 brasileiros (83,6 porcento mulheres) de 27 estados diferentes. O objetivo do Capítulo I é descrever o estado da arte no estudo das MP por meio de uma revisão sistemática e duas revisões teóricas que visam descrever as principais teorias que explicam as MP, as evidências empíricas que as sustentam e a descrição do modelo Trait-Desires-Intenção-Behaviour utilizado como base teórica para esta tese. O capítulo II, composto por três artigos psicométricos, descreve a adaptação e análise de validade do Childbearing Motivation Questionnaire (CBQ) (Miller, 1995) para seu uso no Brasil e no Peru e testa a possibilidade de uso dessa escala para estudos transculturais nos dois países. O capítulo III, composto por dois artigos empíricos, analisa as motivações positivas (MPP) e negativas (MPN) para a parentalidade na população brasileira e peruana respectivamente, analisando suas relações com variáveis sociodemográficas, relacionadas à infância, características pessoais e relacionamento. Finalmente, o capítulo IV, por meio de três artigos transculturais, fornece dados sobre as diferenças e semelhanças das MPP e seus variáveis preditivas e também a relação do MPP com os desejos reprodutivos no Brasil e no Peru. Notamos a necessidade de continuidade dos estudos sobre o assunto. Esta tese tem como objetivo contribuir para a área da psicologia reprodutiva ao fornecer um instrumento de mensuração das MP para uso no contexto peruano e brasileiro e por apresentar resultados nunca antes discutidos na literatura latino-americana da área.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui