$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: LEARNING WHILE PLAYING: THE ROLE OF DESIGN IN THE DEVELOPMENT OF PEDAGOGICAL RESOURCES FOR EDUCATION
Autor: BARBARA ALVES BETTS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  RITA MARIA DE SOUZA COUTO - ADVISOR
FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO - CO-ADVISOR

Nº do Conteudo: 52944
Catalogação:  27/05/2021 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52944@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52944@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52944

Resumo:
This investigation is based on the study of the interdisciplinary relationship between Design and Education, grounded by the research line on Design in Teaching- Learning Situations. Aiming to propose a diversification of methodologies in the school s environment, experience-based learning is presented as a possible approach to contemporary teaching practices. This exploratory research, articulated by the use of the pedagogical resource Inventação, shows how the interactions with the toy were made by a 2nd year elementary private school teacher in the southern zone of Rio de Janeiro. The theoretical support is given by the intersections of the key concepts found in Design in Teaching-Learning Situations with the development of Inventação, aligned with its use in a school setting and the writings of Edwards, Forman and Gandini of the school Reggio Children in Reggio Emilia in Italy, of Cope and Kalantzis on multiliteracy, of David Kolb on experience-based learning and Couto on interdisciplinarity and Design in Teaching-Learning Situations. The reflections developed by this work relate to the interactions between teachers and students in the classroom and the possibility of inserting new pedagogical resources in the daily life of the school context. The study produced by this dissertation goes beyond the toy Inventação and the relationships created in the classroom, it delves into the possible exchanges between the fields of Design and Education.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui