$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: A ABORDAGEM ERGONÔMICA SOBRE A USABILIDADE DE PRODUTOS COM ESTÉTICA PROEMINENTE
Autor: BEATRIZ RUSSO RODRIGUES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANAMARIA DE MORAES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 5272
Catalogação:  12/08/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5272@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5272@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5272

Resumo:
Esta pesquisa considera que produtos são projetados a partir do apelo estético, comercial, modismo, marketing, status, esquecendo a metodologia do projeto e que tendências de estilo e estética podem ser a maior preocupação do consumidor ao adquirir um produto. Criou-se a hipótese de que produtos consagrados, admirados e consumidos pela sua estética prioritária têm a usabilidade deficiente decorrente da ausência do atendimento dos requisitos de ergonomia e usabilidade. Para testar a usabilidade de produtos com estética proeminente, foram escolhidos três produtos que se encaixam no perfil proposto pela pesquisa (o espremedor de limão - Juicy Salif; o cortador de unhas - Canaglia; e o picador de alimentos - Superpepper; todos da empresa italiana Alessi). Três outros produtos, comuns, que estão no mercado (um espremedor de limão, um cortador de unhas e um picador de alimentos, com estética também agradável) foram também escolhidos para que o resultado dos testes de usabilidade pudessem ser comparados. Após a análise dos resultados, verificou-se que os produtos que se encaixavam no perfil de estética proeminente possuem níveis mais baixos de usabilidade do que os produtos comuns escolhidos. Desta maneira, a hipótese da pesquisa foi confirmada. Os dados obtidos com esta pesquisa visam contribuir para fundamentar informações e ações de defesa do consumidor em alertas sobre produtos que apresentam desequilíbrio entre os valores estéticos e os valores ergonômicos, a favor dos primeiros. Esta pesquisa objetiva também subsidiar a ação projetual do designer de produto, e procura apresentar a importância do equilíbrio entre os ditos valores simbólicos, estéticos e emocionais e os valores funcionais e de usabilidade.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF  
CAPÍTULO 6  PDF  
CAPÍTULO 7  PDF  
CAPÍTULO 8  PDF  
CAPÍTUTO 9  PDF  
CAPÍTULO 10  PDF  
CAPÍTULO 11  PDF  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui