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Título: A RELAÇÃO ENTRE A SUBCULTURA DE FINANÇAS, A CULTURA ORGANIZACIONAL E O DESEMPENHO DA ORGANIZAÇÃO
Autor: LUCIANO QUINTO LANZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PATRICIA AMELIA TOMEI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 5017
Catalogação:  16/06/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5017@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5017@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5017

Resumo:
Esta dissertação tem como propósito analisar o processo de gerenciamento cultural da Embratel, já no período pós- privatização, no qual ocorreu o alinhamento dos valores da organização em torno dos valores da subcultura de finanças, que assumiu papel dominante, e verificar seus impactos no desempenho organizacional. A empresa enfrentou uma crise em seus resultados, em meio a alterações no ambiente externo, o que levou a reformulação de seus objetivos estratégicos, que passaram a ter mais foco na geração de resultado. Através de uma análise qualitativa, com a abordagem de estudo de caso e modelos que relacionam a emergência de subculturas, a cultura e o desempenho, procurou-se, através de pesquisa documental e de entrevistas semi-estruturadas, identificar as mudanças na cultura da empresa, o processo de concordância cultural e seus reflexos no desempenho financeiro, comparado a outras empresas do setor. Os resultados confirmam a literatura sobre o assunto, que indica que existe uma forte correlação entre a emergência de subculturas dominantes, períodos de turbulência interna e externa e mudanças na estrutura da organização e evidenciam a importância de algumas variáveis no gerenciamento da cultura voltada para o desempenho, como a estrutura de poder, o processo decisório, o processo de comunicação, o sistema de recompensas e os processos de seleção, treinamento e de avaliação.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF  
CAPÍTULO 6  PDF  
CAPÍTULO 7  PDF  
CAPÍTULO 8  PDF  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF  
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