$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: EDUCATION OF ETHNIC-RACIAL RELATIONSHIPS AND TEACHER TRAINING: SEARCHES AND QUESTIONS
Autor: CAROLINE DA MATTA CUNHA PEREZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  VERA MARIA FERRAO CANDAU - ADVISOR
Nº do Conteudo: 49963
Catalogação:  19/10/2020 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49963@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49963@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49963

Resumo:
This research aimed to investigate the searches and concerns of teachers enrolled in the lato sensu postgraduate studies in the education of ethnic-racial relations, in order to contribute to the debate on the demand for continuing teacher education based on curricular policies anti-racists, like the law 10.639/03. The Qualitative research was realized in the post-graduation in Education of Ethnic-Racial Relations in Basic Education, the Ererebá, an initiative of Center for Afro-Brazilian and Indigenous Studies at Colégio Pedro II (NEABICP2). With the objective to get to know the teachers and their motivations, the questionnaire and the interview semi-structured were used as methodological instruments. Considering the education history of black people in Brazil and the meanings of teacher education, the contact with the field and with subjects of the research highlighted the formative gap in relation to the theme of ethnic-racial relations, but also the possibility of the existence of a different curriculum, in Ererebá, based on pluriversal view, decolonial and counter-hegemonic vision, which meets the academic demands and subjective of these professionals. It was concluded that the theachers, in their majority black people, seek, in this specialization, to nourish themselves with references, experiences and knowledge constructed from African, aphrodiasporic and indigenous matrices to be able to modify the school contexts in which they operate and positively impact the lives of theirstudents.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui