$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: COMPARAÇÃO DE TÉCNICAS DE DEEP LEARNING PARA DETECÇÃO DE DESMATAMENTO EM BIOMAS DA AMAZÔNIA E CERRADO BRASILEIROS A PARTIR DE IMAGENS DE SENSORIAMENTO REMOTO
Autor: MABEL XIMENA ORTEGA ADARME
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  RAUL QUEIROZ FEITOSA - ORIENTADOR
ALESSANDRA RODRIGUES GOMES - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 47799
Catalogação:  04/05/2020 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47799@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47799@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47799

Resumo:
O desmatamento é uma das principais causas de redução da biodiversidade, mudança climática e outros fenômenos destrutivos. Assim, a detecção antecipada de desmatamento é de suma importância. Técnicas baseadas em imagens de satélite são uma das opções mais iteresantes para esta aplicação. No entanto, muitos trabalhos desenvolvidos incluem algumas operações manuais ou dependência de um limiar para identificar regiões que sofrem desmatamento ou não. Motivado por este cenário, a presente dissertação apresenta uma avaliação de métodos para detecção automática de desmatamento, especificamente de Early Fusion (EF) Convolutional Network, Siamese Convolutional Network (SN), Convolutional Support Vector Machine (CSVM) e Support Vector Machine (SVM), o último tomado como baseline. Todos os métodos foram avaliados em regiões dos biomas brasileiros Amazônia e Cerrado. Duas imagens Landsat 8 adquiridas em diferentes datas foram utilizadas nos experimentos, e também o impacto do tamanho do conjunto de treinamento foi analisado. Os resultados demonstraram que as abordagens baseadas no Deep Learning superaram claramente o baseline SVM em termos de pontuação F1-score e Overrall Accuracy, com uma superioridade de SN e EF sobre CSVM e SVM. Da mesma forma, uma redução do efeito sal e pimenta nos mapas de mudança gerados foi notada devido, principalmente ao aumento de amostras nos conjuntos de treinamento. Finalmente, realizou-se uma análise visando avaliar como os métodos podem reduzir o esforço humano na inspeção visual das áreas desmatadas.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui