$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: CULTURAS PERENES E TEMPORÁRIAS NA FLORESTA AMAZÔNICA. BIOECONOMIA DE FLORESTA EM PÉ: O CASO DO BOLSA FLORESTA
Autor: RAFAELA GIULIANI REIS CARNEIRO
BRUNA FERREIRA CARDOSO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  THAIS HELENA DE LIMA NUNES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 47041
Catalogação:  10/03/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47041@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47041

Resumo:
Este trabalho foi elaborado tendo como base uma pesquisa descritiva, cujo objetivo central é a realização de uma análise bioeconômica da denominada Floresta em Pé em comparação com o agronegócio tradicional. Trata-se da busca por uma alternativa ao paradoxal modelo em vigor. Para a elaboração do texto realizou-se o cruzamento de dados de fontes distintas. Foram consultados: artigos, depoimentos em vídeos e pesquisas institucionais de renome e respeitabilidade no ramo científico, dados do governo e sistemas tecnológicos de monitoramento ambiental. A partir da análise do material selecionado observou-se um cenário otimista quanto ao potencial do cultivo de produtos oriundos da floresta. Essa alternativa mostrou-se vantajosa sob o viés econômico-financeiro, ambiental e climático. O açaí, produto utilizado para representar um cultivo perene, apresentou maior produtividade, valor agregado e resiliência quando comparado com a soja, produto selecionado para representar a monocultura temporária. Como complemento da análise, o estudo de caso do programa Bolsa Floresta, da Fundação Amazônia Sustentável, saiu do âmbito teórico e passou a ilustrar um cenário real de transformações nas condições socioeconômicas das populações residentes nas unidades de conservação abordadas.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui