$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: POLÍTICA DE DESIGN PARA O FOMENTO DA NOVAÇÃO NA CADEIA DE VALOR TÊXTIL: CONFECÇÃO DE MODA DE SANTA CATARINA
Autor: MARIA IZABEL COSTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CLAUDIO FREITAS DE MAGALHAES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 38757
Catalogação:  04/06/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38757@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38757@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38757

Resumo:
Esta tese apresenta uma sistemática participativa para propor políticas de design convergentes entre universidade e empresa, para o fomento da inovação do setor têxtil catarinense. Caracteriza-se como uma pesquisa-ação de caráter quantitativo e qualitativo. Investiga empresas do setor têxtil/confecção e instituições de ensino, participantes do projeto Santa Catarina Moda Contemporânea – SCMC, com relação à inovação, utilização do design e características da relação Universidade-Empresa. Os resultados indicam que há uma demanda de inovação e design. As empresas são inovadoras, desenvolvem atividades inovativas, mas o grau de novidade é baixo. A inovação dá-se principalmente por ações da própria empresa, estando as universidades ainda à margem desse processo. Embora recente, o design de moda está presente na maioria das empresas pesquisadas, que são de médio e grande porte. A pesquisa revelou, também, que os entraves, encontrados na relação Universidade-Empresa, podem estar associados tanto à dimensão da infraestrutura destas, quanto à dimensão psicossociológica e organizacional do próprio relacionamento. Estes dados foram trabalhados em um fórum, com a participação dos atores envolvidos e profissionais da moda. Neste evento, foram identificados, entre outros, os principais atributos de valor da cadeia têxtil/confecção de moda catarinense que devem ser explorados na política de design têxtil: ações cooperativas que exercitam a identidade local; fortalecimento da relação universidade/empresa/governo; criação de laboratórios experimentais; promoção do design local e gestão do conhecimento. O conjunto de elementos da pesquisa-ação possibilitou a formulação de indicadores teóricos, estrutural, estratégico e instrumental que podem nortear a política de design para a inovação. Conclui-se que a sistemática proposta, de definição participativa e convergente entre empresas e universidades, favorece o desenvolvimento de políticas de design para a inovação mais direcionadas às necessidades e potencialidades de uma região específica. Possibilita às pessoas serem ativas nas decisões que lhes dizem respeito, o que as leva a serem mais propensas a adotar novas formas e condutas à inovação.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
CAPÍTULO 9  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, APÊNDICES E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui