$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: RESILIENCE, PERSONALITY TRAITS AND TEACHING STRESSORS AS PREDICTORS OF OCCUPATIONAL STRESS
Autor: JOSE CANDIDO PEREIRA NETO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JEAN CARLOS NATIVIDADE - ADVISOR
Nº do Conteudo: 35829
Catalogação:  12/12/2018 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35829@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35829@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35829

Resumo:
The research had the main objective of verifying the predictive power of resilience, of the five great personality factors and stressors of the profession on occupational stress (study 1). It was also the objective to verify the predictive power of teachers stressors on subjective well-being beyond what is explained by personality characteristics (study 2). A total of 209 primary school teachers from public and private schools participated in the study. The results of study 1 revealed that 45 percent of the variance of occupational stress was explained by the study variables. The results of study 2 showed that 7 percent of the variance of life satisfaction was explained by personality traits and 8 percent by stressors of the profession. Affect positive had 26 percent of the variance explained by personality factors and 4 percent by the stressor related to work pressures. Negative affection had 20 percent of the variance explained by personality and 20 percent by teacher stressors. It is concluded in study 1 that, although stressors impact on occupational stress, the personality characteristics can attenuate or elevate the stress. The resilience, even negatively correlating with stress, is not a significant predictor when analyzed with the other variables. In study 2 the results show that the stressors of the profession negatively impact the general subjective well-being, above all, explaining the emergence of negative feelings.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui