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Título: MODELO DE CAPABILIDADES DE COMPRAS BASEADO EM INTERFACES ORGANIZACIONAIS
Autor: LUIZ ANTONIO MALDONADO GOSLING
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ADRIANA LEIRAS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 24368
Catalogação:  31/03/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24368@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24368@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24368

Resumo:
Ao final do século XX, a área de Compras era avaliada como necessária e não era valorizada como um componente de valor dentro das organizações. O cenário enfrentado pelas empresas durante o início do século XXI ilustra a inversão desse papel, que hoje absorve funções vitais para as organizações modernas, como a gestão de fornecedores integrados às complexas cadeias de suprimentos e a administração de interfaces dentro e fora das organizações. Muitos trabalhos recentes identificam uma área de Compras que caminha em uma direção mais estratégica; ao mesmo tempo, alguns apontam um hiato no desenvolvimento de competências e de profissionalismo para a área. Percebe-se, na literatura de Compras, um alto interesse no desenvolvimento de suporte gerencial sobre temas associados a como Compras pode cumprir um papel menos reativo e mais estratégico nas organizações. No entanto, uma busca por trabalhos dedicados ao entendimento das capabilidades essenciais da área - conjuntos de políticas internas, processos, ferramentas, conhecimentos e recursos com valor para a empresa – traz como resultado uma literatura proporcionalmente pequena. Esta dissertação propõe um modelo que identifica as principais capabilidades de Compras e como elas auxiliam na gestão das várias interfaces que a área possui. Sua principal contribuição é a definição de um modelo contendo as capabilidades essenciais para a gestão da função de Compras e a sua proposta de uso, permitindo a análise sistêmica da área em diferentes firmas. A pergunta central que se objetiva responder é: Quais são as capabilidades essenciais para a adequada operação de uma área de Compras? A resposta é complementada através de estudo de caso para diagnóstico de uma empresa multinacional do setor de mineração. O ponto de partida para a elaboração do modelo é a identificação das interfaces da área e o entendimento das práticas existentes em seus relacionamentos. Para isso, o modelo é definido a partir de uma revisão da literatura de Gestão da Cadeia de Suprimentos, com foco em Compras. Cobrindo os questionamentos citados, este trabalho é concluído com a aplicação do modelo desenvolvido, diagnosticando a presença de todas as capabilidades extraídas da literatura atual em diferentes níveis. Por fim, o trabalho sustenta que o equilíbrio entre capabilidades com foco externo e interno deve ser perseguido, visto que são comumente desenvolvidas de forma interdependente.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
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