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Título: ANÁLISE DA TRANSMISSÃO DE IMPACTO DE DIFERENTES CALÇADOS MILITARES
Autor: MARCEL PASSOS ZYLBERBERG
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  FERNANDA MARIA PEREIRA RAUPP - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 19551
Catalogação:  22/05/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19551@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19551@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19551

Resumo:
A presente dissertação teve como objetivo analisar a transmissão de impacto de três diferentes modelos de um calçado militar por meio de sua influência na aceleração tibial. A variável pico de aceleração e as intensidades da frequência do sinal em determinadas faixas foram medidas no eixo vertical, por intermédio da técnica de acelerometria, visando caracterizar os coturnos quanto sua adequação ergonômica e biomecânica como ferramenta de trabalho para os militares. Dez (10) sujeitos caminharam numa esteira ergométrica em velocidade constante e padronizada, descalços e com três calçados diferentes. As variáveis foram medidas por meio de um acelerômetro capacitivo fixado sobre a pele, na tíbia, e o procedimento reavaliado em dois dias diferentes. Os valores encontrados apresentaram excelente confiabilidade. O valor médio de redução do pico de impacto mensurado na tíbia dos sujeitos utilizando os coturnos foi próximo de 50 por cento, em relação à situação descalço. Após a análise da média de pico da aceleração, os resultados encontrados não foram conclusivos quanto à diferença significativa de absorção de impacto entre os tipos de coturno, porém em conjunto com as avaliações de intensidades de faixas de frequência da transmissão do impacto, parece que o coturno comum apresentou melhor resultado. Existe a necessidade de novos estudos com outros equipamentos, como palmilhas instrumentadas e plataformas de força, para caracterização mais precisa dos calçados, bem como realizar testes de reavaliação de propriedades mecânicas após ciclos de desgastes dos calçados.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, APÊNDICE E ANEXOS  PDF
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