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A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: O ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA EM FACE AO DIREITO À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA: UMA ANÁLISE DO CONTEXTO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO Autor: JULIANA DE SOUZA RICARDO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
IRENE RIZZINI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 18903
Catalogação: 04/01/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18903@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18903@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18903
Resumo:
Título: O ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA EM FACE AO DIREITO À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA: UMA ANÁLISE DO CONTEXTO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO Autor: JULIANA DE SOUZA RICARDO
Nº do Conteudo: 18903
Catalogação: 04/01/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18903@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18903@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18903
Resumo:
O Estatuto da Criança e do Adolescente garante a todas as crianças e
adolescentes o direito a conviver com sua família e em sua comunidade. Contudo,
ao se falar de criança e adolescente com deficiência percebe-se a fragilização
deste direito frente às especificidades advindas do cuidado necessário. Isso se dá
apesar dos diversos documentos legais apontarem para a importância da
centralidade na família na formação de crianças e adolescentes, entendendo-a
como espaço de proteção e desenvolvimento social. No entanto, a deficiência
requer da família um cuidado maior gerando uma sobrecarga, na maioria dos
casos, sobre um membro familiar no que tange ao cuidado. Quando temos a
associação da deficiência à pobreza vemos a situação se agravar ainda mais
levando, em determinados casos, muitas famílias a buscarem na
institucionalização a melhor saída para o cuidado de seus filhos. O processo
histórico da institucionalização de crianças e adolescentes com deficiência
perpassa dois outros processos: a assistência voltada à infância em situação de
risco ou de vulnerabilidade social e ao movimento de ascensão da Psiquiatria no
que se refere aos estudos sobre a criança anormal. A cultura da
institucionalização de crianças e adolescentes perdurou por muito tempo em nosso
país. Com o Estatuto da Criança e do Adolescente ganha força a proposta da
desinstitucionalização, proposta esta reforçada por diversos documentos no
âmbito das políticas públicas anos mais tarde. O objetivo desta dissertação é
analisar os motivos que ainda levam à institucionalização, crianças e adolescentes
com deficiência no município do Rio de Janeiro, mesmo após duas décadas da
promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente e dos avanços advindos a
partir dos novos marcos legais voltados a essa parcela da população. A análise
tem como base duas fontes de informação: uma revisitação dos dados colhidos
pela pesquisa Do confinamento ao acolhimento: mudando a prática de
institucionalização de crianças e adolescentes com deficiência no Estado do Rio
de Janeiro (CIESPI, em convênio com a PUC-Rio: CNPq/Ministério da Saúde
2006-2008) e uma nova consulta de dados realizada a partir de visitas e entrevistas
com diretores ou representantes das Instituições de Acolhimento localizadas no
município do Rio de Janeiro (2010-2011).
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
INTRODUÇÃO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |