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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: DOCUMENTÁRIO ANIMADO: EXPERIMENTAÇÃO, TECNOLOGIA E DESIGN Autor: INDIA MARA MARTINS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 13765
Catalogação: 09/06/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13765@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13765@2
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13765@3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13765
Resumo:
Título: DOCUMENTÁRIO ANIMADO: EXPERIMENTAÇÃO, TECNOLOGIA E DESIGN Autor: INDIA MARA MARTINS
Nº do Conteudo: 13765
Catalogação: 09/06/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13765@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13765@2
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13765@3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13765
Resumo:
O objetivo desta tese é refletir sobre o documentário animado. Um produto
audiovisual que mistura documentário e animação e está redefinindo o papel do design
na produção das novas mídias. Mostramos também que o documentário animado
reacende uma série de debates e reflexões relativas à teoria do documentário e da
animação em relação às concepções de realismo. A nossa principal premissa é que o
documentário sempre se apropriou da tecnologia de forma a favorecer a experimentação
e, o documentário animado, em 3D, é a sua forma de se apropriar das tecnologias
digitais. Para comprovar esta hipótese mostramos como a experimentação da tecnologia
se deu no documentário em diferentes épocas, mais precisamente nos períodos do
primeiro cinema, das vanguardas e da escola britânica – de 1900 a 1930, os anos de
1960, e os anos de 1990 (novas mídias). O que nos interessa é investigar esta relação
entre os meios de produção utilizados na realização do documentário – quer tenham esta
denominação ou não – e os modos de representação e estilos resultantes da tecnologia
de cada época, que pretendemos delinear brevemente. O Design está presente nos dois
aspectos: nos meios de produção, por sua tradição ligada ao desenvolvimento de
tecnologias e instrumentos para viabilizar a produção, e nos modos de representação,
porque as referências estéticas da animação são oriundas das artes gráficas (quadrinhos,
ilustrações, etc). Isto também explica, em parte, a ausência da animação na teoria do
cinema, aspecto que questionamos, mostrando como a animação está contemplada na
teoria Deleuziana. Para concluir, fazemos um estudo de caso de um documentário
animado emblemático, por sua abordagem da tecnologia 3D. Ryan (2004), de Chris
Landreth, resume o potencial do documentário animado enquanto experimentação da
tecnologia, intensidade narrativa e estética não figurativa, em singular referência ao
pintor Francis Bacon.