XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: GESTÃO DE MUDANÇAS: CONSTRUINDO UMA INDÚSTRIA ORIENTADA PARA O MERCADO Autor: RODRIGO LUIZ GOECKS SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIE AGNES CHAUVEL - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12235
Catalogação: 24/09/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12235@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12235@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12235
Resumo:
Título: GESTÃO DE MUDANÇAS: CONSTRUINDO UMA INDÚSTRIA ORIENTADA PARA O MERCADO Autor: RODRIGO LUIZ GOECKS SANTOS
Nº do Conteudo: 12235
Catalogação: 24/09/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12235@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12235@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12235
Resumo:
O conceito de Orientação para o Mercado tem sido
exaustivamente pesquisado nos últimos anos e há evidências
de que a mesma é benéfica para as empresas, melhorando a
sua competitividade. Esse tema remete a três perguntas: Como
planejar um processo de Orientação para o Mercado?, Como
implantar um processo de Orientação para o Mercado? e
Orientar uma Empresa para o Mercado gera resultado
positivo?. A grande maioria das pesquisas dedica-se à
primeira e à terceira pergunta, ou seja, estudam a
conceituação da Orientação para o Mercado, o
planejamento ou os resultados da implantação. Há uma
lacuna, portanto, na segunda pergunta - Como implantar um
processo de Orientação para o Mercado?. Este
trabalho buscou o preenchimento desta lacuna através da
identificação dos principais desafios, dificuldades e
soluções presentes no processo de implantação da Orientação
para o Mercado em uma empresa familiar. Os resultados
obtidos demonstram a importância de entender a Orientação
para o Mercado como um processo de mudança cultural na
organização e, sendo assim, considerar os aspectos humanos
que regem os comportamentos diante da implantação desta
nova cultura organizacional. Os resultados demonstram,
também, a relevância do entendimento das especificidades de
uma empresa familiar. Resultados complementares, futuras
pesquisas e implicações gerenciais foram, ainda, discutidos.