XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: WHEN DIFFERENCE IS A SOURCE OF TENSION: A STUDY OF THE CURRICULA BEING IMPLEMENTED IN INITIAL YEARS OF PRIMARY EDUCATION Autor: CLAUDIA HERNANDEZ BARREIROS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
VERA MARIA FERRAO CANDAU - ADVISOR
Nº do Conteudo: 9293
Catalogação: 16/11/2006 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9293@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9293@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9293
Resumo:
Título: WHEN DIFFERENCE IS A SOURCE OF TENSION: A STUDY OF THE CURRICULA BEING IMPLEMENTED IN INITIAL YEARS OF PRIMARY EDUCATION Autor: CLAUDIA HERNANDEZ BARREIROS
Nº do Conteudo: 9293
Catalogação: 16/11/2006 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9293@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9293@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9293
Resumo:
In this study of an ethnographic nature, we have sought to
understand how a theoretical framework based on the
concept of difference and
introduced in schools and teacher education via studies on
school failure has been
incorporated into the daily pedagogic practice of teachers
in charge of initial
grades in primary education. We focused our investigation
on a public school
located in a large shantytown in Rio de Janeiro. The study
included observation of
planning sessions and study centers, of lessons given to
four different classes by
three different teachers, as well as interviews with the
teachers, the coordinator
and the school´s headmistress. Our starting point was the
idea that difference does
not demand only planned, conscious action, once it also
emerges in unplanned
situations frequently generating tension. Another starting
point is the concept of
intercultural education. To this end, we have chosen to
adopt Peter McLaren and
his concept of critical multiculturalism as well as Vera
Candau´s idea of
intercultural teaching practices as major theoretical
references. To understand
how teachers build up their pedagogical knowledge, we have
chosen Maurice
Tardif´s notion of teacher knowledge. To analyse teachers´
ways of coping with
the unexpected, unplanned-for situations in their lessons,
we have chosen Philippe
Perrenoud´s notion of professional habitus. From these
theoretical perspectives,
we have attempted to analyse the school´s pedagogic
project presented by the
school´s pedagogic team and debated at some staff meetings
we had the
opportunity to attend; some aspects of the school daily
routine we were able to
observe and the interviews with key staff. From these
analyses, we have
concluded that different meanings are attributed to the
word difference, some of
which are present in the school and are encountered by the
teachers in their
practice. However, the cultural perspective proposed by
McLaren, Candau and
other authors was only considered when it was the focus of
a study group made up by the teachers. This observation
led us to conclude that a lot of effort has yet to
be invested into teacher education policies in order to
promote the cultural and
critical perspectives proposed by this theoretical
framework so that it becomes
incorporated into teaching practices.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT AND SUMMARY | |
INTRODUCTION | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CONCLUSION | |
BIBLIOGRAPHY AND APPENDICES |