$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: A TUTELA COLETIVA DO STATUS LIBERTATIS FRENTE AO PUNITIVISMO PENAL: EFETIVIDADE DO HABEAS CORPUS N. 143.641 NA JURISPRUDÊNCIA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Autor: ELIANE ARESE MARTINEZ CAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ADRIANA VIDAL DE OLIVEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71851
Catalogação:  24/07/2025 Liberação: 24/07/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71851&idi=1
Referência [es]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71851&idi=4

Resumo:
A presente dissertação tem como objeto o estudo do caso do habeas corpus coletivo n. 143.641 (habeas corpus das mães), analisando seu cabimento e efetividade como possível solução para o encarceramento em massa e o punitivismo penal, em contraponto à falência estrutural do sistema prisional brasileiro. Para tanto, inicia-se com um panorama histórico sobre o habeas corpus, seu alcance e efeitos, além de uma abordagem do direito estrangeiro e do sistema interamericano de direitos humanos. Nesse contexto, são levantados questionamentos sobre o reconhecimento do estado de coisas inconstitucional na estrutura prisional, pelo Supremo Tribunal Federal e a existência de um ativismo judicial dialógico em prol da justiça social. Em seguida, o foco central da pesquisa recai sobre o habeas corpus das mães, destacando os argumentos favoráveis e contrários ao cabimento do habeas corpus coletivo. Além disso, examinam-se os fundamentos mais relevantes do Supremo Tribunal Federal (STF), incluindo o processo estrutural no âmbito processual penal, o punitivismo penal e o caso Alyne Pimentel, bem como o contexto temporal do julgamento pelo STF e as atuais discussões processuais. Por fim, são apresentados os entraves e desafios para a efetivação da decisão do habeas corpus das mães em favor de mulheres grávidas, puérperas e mães de filhos/as de até 12 anos ou com deficiência. A análise recai sobre o atual cenário da violência estrutural sob a perspectiva de gênero no Brasil, com aporte da criminologia crítica, por meio da categoria do inimigo no direito penal, e da epistemologia feminista decolonial do processo penal. Também se propõem mecanismos para enfrentar o sistema patriarcal no Poder Judiciário fluminense, ampliando a reflexão para além do Direito Penal e Processual Penal.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui