XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: PARA APRENDER E SE ENCANTAR: UMA OFICINA PEDAGÓGICA PARA AUXILIAR NO ENSINO DA BOTÂNICA Autor: MARIANA HENRIQUES SANTANA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIANA REIS DE BRITO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66822
Catalogação: 27/05/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66822&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66822&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66822
Resumo:
Título: PARA APRENDER E SE ENCANTAR: UMA OFICINA PEDAGÓGICA PARA AUXILIAR NO ENSINO DA BOTÂNICA Autor: MARIANA HENRIQUES SANTANA
Nº do Conteudo: 66822
Catalogação: 27/05/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66822&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66822&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66822
Resumo:
Por ser um dos temas negligenciados, abordado de forma desconexa da realidade dos alunos e sem métodos que difiram das clássicas aulas expositivas, o Ensino da Botânica no país é alvo de certa preocupação, sendo apontada a necessidade de melhora na área. As práticas pedagógicas, como por exemplo as oficinas pedagógicas, surgem como possibilidade de rompimento desse paradigma para o ensino em sala de aula, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem. Assim, o objetivo do presente trabalho foi elaborar e apresentar uma oficina pedagógica sobre monocotledôneas e eudicotiledôneas para auxiliar no Ensino da Botânica no Ensino Médio. A oficina foi elaborada por meio de três atividades principais que envolvem a temática de monocotiledôneas e eudicotiledôneas, abordada de diversas maneiras por meio de diferentes propostas práticas. Dessa forma, a partir do desenvolvimento do presente trabalho, a oficina pedagógica foi pensada, projetada e elaborada com o intuito de potencializar o saber botânico e ao mesmo tempo criar condições de aprendizagem que diferem do método tradicional em que os estudantes vivenciam no cotidiano escolar.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
PDF ![]() |