XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: VIEWS ON THE TEACHING OF DESIGN: GENRES AND INTERACTIONS IN TEACHING AND LEARNING SPACES Autor: RICARDO ARTUR PEREIRA CARVALHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JACKELINE LIMA FARBIARZ - ADVISOR
Nº do Conteudo: 55411
Catalogação: 21/10/2021 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55411@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55411@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55411
Resumo:
Título: VIEWS ON THE TEACHING OF DESIGN: GENRES AND INTERACTIONS IN TEACHING AND LEARNING SPACES Autor: RICARDO ARTUR PEREIRA CARVALHO
Nº do Conteudo: 55411
Catalogação: 21/10/2021 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55411@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55411@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55411
Resumo:
This research concerns the Project subject classes and their characteristics
forms in a design course of a private university in Rio de Janeiro. Considering design as
a projective and interdisciplinary activity, which implies a reflective practice upon usable
objects and information systems, the research objective is to understand how spaces
and material resources influence teaching and learning practices. Another goal is to
know how design students perceive this subject. The aim is to observe teaching and
learning practices and the usage of material resources and classroom spaces in that
course. The choice regarding the project subject is due to its pedagogical importance
training designers and the role assumed in a curricular reformulation, in 2007. The data
collection combines participant observation in two classes and the accomplishment
of a graphic representation task in four classes. The drawings are analyzed in two ways:
according to content s occurrence in a general sample and according to forms of interaction
in a reduced sample. The data interpretation is influenced by and contrasted
with the findings of the participant observation. Based on the analysis, a relation with
Bakhtin s genre concept is established, considering specific forms of interaction, communication
purposes, spatial and material arrangements. It is emphasized that the
classes assume specific spatial, material and interactive forms that can be understood
through an expanded notion of genre. Nevertheless, the awareness of spatial and material
resources appears with low prominence, although it is observed during the field research.
There is a reflection concerning the separation between mind, body and space
in society and the typical disciplinary tendencies of modernity that hinder the integration
of knowledge and limit other possibilities of knowing.
Descrição | Arquivo |
COVER, DEDICATION, THANKS, RESUMO, ABSTRACT, SUMARY, LISTS, EPIGRAPH | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
REFERENCES AND ANNEX |