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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: HABILIDADES PERCEPTUAIS E LINGÜÍSTICAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE GÊNERO NO PORTUGUÊS Autor: MARIA CRISTINA LOBO NAME
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LETICIA MARIA SICURO CORREA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 3650
Catalogação: 23/06/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3650@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3650@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3650
Resumo:
Título: HABILIDADES PERCEPTUAIS E LINGÜÍSTICAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE GÊNERO NO PORTUGUÊS Autor: MARIA CRISTINA LOBO NAME
Nº do Conteudo: 3650
Catalogação: 23/06/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3650@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3650@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3650
Resumo:
Esta tese diz respeito à identificação do sistema de
gênero, focalizando a atribuição de um valor particular ao
traço de gênero de nomes [- animado] por crianças. A
hipótese de trabalho assumida é de que o valor do traço de
gênero do Nome é identificado a partir da concordância no
DP, com base em informação morfo-fonológica nos elementos da
Categoria D. A perspectiva teórica adotada visa a conciliar
um tratamento psicolingüístico para a aquisição da
linguagem com uma teoria lingüística. O tipo de operação de
concordância que viabilizaria a transferência do valor do
gênero de D para N é considerado e 4 experimentos são
relatados, nos quais são avaliadas a sensibilidade de
crianças aos itens da Categoria D e sua habilidade de
processar concordância de gênero. Os resultados são
compatíveis com a hipótese e sugerem acesso precoce à
categoria funcional D.