XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: PAR: A COLLABORATIVE GAME FOR MULTI-TOUCH TABLE TO SUPPORT SOCIAL INTERACTION OF USERS WITH AUTISM Autor: GREIS FRANCY MIREYA SILVA CALPA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ALBERTO BARBOSA RAPOSO - ADVISOR
Nº do Conteudo: 21369
Catalogação: 25/03/2013 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21369@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21369@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21369
Resumo:
Título: PAR: A COLLABORATIVE GAME FOR MULTI-TOUCH TABLE TO SUPPORT SOCIAL INTERACTION OF USERS WITH AUTISM Autor: GREIS FRANCY MIREYA SILVA CALPA
Nº do Conteudo: 21369
Catalogação: 25/03/2013 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21369@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21369@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21369
Resumo:
Autism is a pervasive developmental disorder (PDD) that primarily aects
communication, social interaction and behaviors. As part of TGDs there
exist other categories, including high-function autism (HFA), considered
a light autism within the autistic spectrum. Computer science has many
advantages that can be used for the benet of these people, allowing
application development to contribute to their specic needs. Among these
applications, collaborative multi-touch applications have produced some
important results regarding ease of use, interest, motivation, ability to
communicate and to improve the social behavior of users with HFA.
This work presents a multi-user collaborative game (PAR, acronym in
Portuguese for Ask, Help, Receive) using multi-touch designed to assess
diferent dimensions of collaboration, developed according to the needs
of a user group with a degree of autistic impairment higher than that
of the HFA, to contribute in their social interaction. In this sense, four
dimensions of collaboration are presented, obtained from the dimensions
used in applications designed for HFA and modied according to the
requirements of target users. These dimensions are included in PAR and
allowed to encourage a collaborative behavior and validate its usefulness
both in the social interaction and other difficulties the target users have.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |