XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: O RESUMO COMO PARÂMETRO DE AVALIAÇÃO DA COMPREENSÃO LEITORA Autor: SANDRA REGINA CORACINI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
VIOLETA DE SAN TIAGO DANTAS BARBOSA QUENTAL - ORIENTADOR
ERICA DOS SANTOS RODRIGUES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 13951
Catalogação: 04/08/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13951@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13951@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13951
Resumo:
Título: O RESUMO COMO PARÂMETRO DE AVALIAÇÃO DA COMPREENSÃO LEITORA Autor: SANDRA REGINA CORACINI
ERICA DOS SANTOS RODRIGUES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 13951
Catalogação: 04/08/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13951@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13951@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13951
Resumo:
Apresenta-se um estudo exploratório conduzido com 14 alunos universitários
em que se buscou avaliar em que medida resumos podem ser tomados como
parâmetros da compreensão leitora. Para Kintsch (2002), o leitor bem sucedido é
aquele que integra informações retiradas do texto com seu conhecimento de mundo.
A questão é como investigar o nível de compreensão textual, visto que não se tem
acesso direto às representações e operações mentais envolvidas nesse processo.
Partindo da hipótese de que o resumo pode exemplificar a representação semântica
global do texto (VAN DIJK, 2004), investigamos as operações de sumarização
privilegiadas pelos sujeitos na produção de resumos de texto pertencente ao gênero
artigo de opinião. A pesquisa também teve por objetivo contribuir para avaliação de
técnicas de sumarização automática de textos. Procedeu-se à análise de resumos
resultantes do destacamento das idéias principais do texto fonte e de resumos
elaborados de modo livre. Esses textos foram comparados a resumo produzido pelo
sumarizador automático GistSumm (PARDO, 2002). Sob o ponto de vista das pistas
sintáticas para escolha da manutenção e apagamento das orações nos resumos
sublinhados, não houve uniformidade de escolhas entre os sujeitos; as principais
divergências ocorreram nos casos de orações pertencentes a períodos complexos, com
grande número de encaixamentos. Uma análise qualitativa quanto às proposições,
conectivos e referentes, nos resumos livres, possibilitou avaliar o grau de
compreensão do texto fonte pelos sujeitos da pesquisa. Acreditamos que os resultados
podem ser interpretados como indicativos de que o resumo consiste num recurso
importante para avaliação da compreensão leitora.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |