XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: HISTORY LITERACY AND TEACHERS TRAINING IN CPVCS, AS SPACES OF PEDAGOGICAL MEDIATIONS IN POOR METROPOLITAN AREAS CLASSROOMS Autor: VINICIUS TEIXEIRA SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JOSE CARMELLO BRAZ CARVALHO - ADVISOR
Nº do Conteudo: 12352
Catalogação: 14/10/2008 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12352@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12352@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12352
Resumo:
Título: HISTORY LITERACY AND TEACHERS TRAINING IN CPVCS, AS SPACES OF PEDAGOGICAL MEDIATIONS IN POOR METROPOLITAN AREAS CLASSROOMS Autor: VINICIUS TEIXEIRA SANTOS
Nº do Conteudo: 12352
Catalogação: 14/10/2008 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12352@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12352@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12352
Resumo:
The dissertation analyses the process of training voluntary
teachers in CPVCs, as self sustained community classes in
poor metropolitan areas, preparing for university entrance
examinations. History literacy is aimed at the development
of competences and abilities in reading at the final level
of high school. The dissertation theoretical frame-wok is
based on Isabel Barca, Vitória Rodrigues
Silva and Magda Soaress epistemology in relation to the
mediations implied in the development of
complex psychological processes. The field research
analyses the teachers training programs in CPVCs in 2006-
2007, based on a constructivism matrix for the
development of high school competences, articulated to a
proposal of historicalcultural approach based on Paulo
Freire. The research data were gathered through
archival studies on curriculum and didactic materials
developed in the 2006-2007 trainings; and on semi-
structured interviews, on field observations, as well as on
formative evaluations carried in CPVCs classrooms. The main
conclusions are: i) the History literacy process,
articulating the constructivism matrix to Freire and
Vygotsky historical-cultural approach, may be oriented by
History teachers; ii) the constructivism competences matrix
does not undermine the development of
historical knowledge; therefore it may allow a more
substantive teaching training program; iii) indeed the
reading competences development is a constitutive part of
historical knowledge; hence it is not a simple device to
gather information about History; iv) the History literacy
requires reading competences and abilities, based
on several textual supporters, that are not neutral
materials in relation to political, ideological and social
problems. Hence being literate in History implies a
continuous development of the competence to read the social
and historical world, and the perception of finitude of the
social formations.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT AND SUMMARY | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
REFERENCES AND ANNEX |