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Coleção Digital
Título: INFLUÊNCIA DA INSTALAÇÃO DE SAPATAS DE ANODO SOBRE A FLAMBAGEM DE DUTOS SUJEITOS AO ENROLAMENTO Autor: CARLOS ROBERTO CHARNAUX
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JOSE LUIZ DE FRANCA FREIRE - ORIENTADOR
IVAN CARLOS PIMENTEL DA CRUZ - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12152
Catalogação: 03/09/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12152@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12152@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12152
Resumo:
Título: INFLUÊNCIA DA INSTALAÇÃO DE SAPATAS DE ANODO SOBRE A FLAMBAGEM DE DUTOS SUJEITOS AO ENROLAMENTO Autor: CARLOS ROBERTO CHARNAUX
IVAN CARLOS PIMENTEL DA CRUZ - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12152
Catalogação: 03/09/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12152@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12152@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12152
Resumo:
Um dos principais métodos de instalação offshore de dutos
rígidos é o de enrolamento (reeling), o qual submete os
dutos a esforços de flexão que ocasionam deformações
plásticas. O processo de proteção catódica destas
tubulações exige a instalação de uma determinada quantidade
de anodos para a proteção contra corrosão. O contato dos
anodos com os dutos é estabelecido através das sapatas de
anodo. Estas geram imperfeições geométricas na espessura do
duto, resultando em regiões concentradoras de deformações
durante o processo de enrolamento nas embarcações de
instalação. Esta dissertação propõe entender e quantificar
o efeito da instalação das sapatas de anodo no que se refere
à introdução das concentrações de deformações e sua
influência na resistência à flambagem dos dutos durante o
processo de enrolamento. O estudo das falhas estruturais
por flambagem durante este processo requer a avaliação das
deformações longitudinais para comparação com os critérios
definidos pelas normas. Esta avaliação propõe a utilização
de métodos de cálculos analíticos e numéricos. A partir do
estudo desenvolvido foi possível propor um fluxograma
para avaliação de dutos com sapatas de anodo. Desta forma
foi possível definir um novo valor limite de deformação,
caso uma análise simplificada de enrolamento não atenda os
critérios propostos pelas normas. Considerando que o
estudo de sapatas de anodo é apenas um exemplo para
representar o problema de elementos concentradores de
deformação durante o processo de enrolamento, a
metodologia apresentada pode ser empregada com outros tipos
de elementos anexados às tubulações, para a avaliação de
falhas por flambagem.