Fonte de Alimentação

Fontes de alimentação são absolutamente necessárias. Estas unidades são encontradas em muitas variedades e preços. Cabe aqui dizer que não há outro equipamento eletrônico com tantos modelos diferentes.

Há, felizmente, fontes de alimentação reguláveis não muito caras no mercado. Elas vêm usualmente munidas de uma chave para selecionar tensões de 3 V, 4 V, 5 V, 6 V, 9 V e 12V.

A melhor, mas, é claro, também a mais cara é uma fonte de tensão variável, por exemplo, de saída de 0-30 V que pode fornecer uma corrente de saída de mais de 2 A. Dependendo do tipo de trabalho que você regularmente faz, 5 A pode ser a melhor escolha. Além disso, se você freqüentemente testa ou constrói circuitos com amplificadores operacionais, é mais propício ter uma fonte com tensão de saída variável de ± 15 V - isso pode, é claro, também ser usado para fornecer uma tensão de saída assimétrica de 30 V.

Uma fonte de alimentação deve ter um indicador de tensão de saída preciso e de preferência também um monitor de corrente de saída. Proteção contra curto-circuito e, para muitas ocasiões, limitador de corrente variável, não são essenciais mas muito recomendados.

A escolha final é sua e dependerá do tipo de trabalho que você faz e de quanto você pode gastar.