O processo de solda é usado para ligar dois ou mais componentes, formando uma ou mais conexões elétricas. A solda fornece:
* Suporte mecânico, agrupando os
componentes de uma montagem;
* Suporte elétrico, formando as
conexões elétricas requeridas de um circuito
A maioria dos componentes em uma montagem usa o suporte mecânico de junções soldadas isoladas para dar fixação adequada na montagem. Poucos componentes isolados, notavelmente grandes e pesados, devem requerer suporte mecânico adicional, assim como grampos, porcas e parafusos, e assim por diante.
Por outro lado, todos os componentes devem usar solda como suporte elétrico para formar conexões elétricas requisitadas. Nenhum outro método foi ainda inventado para substituir a solda em todas as montagens para o mesmo nível de "performance".
Na montagem eletrônica, em alto grau, a mais típica das junções soldadas estão na montagem de circuitos impressos, quando os cabos condutores dos componentes são soldados a trilha de cobre da placa. Em uma junção típica, o cabo condutor do componentes se projeta através de um buraco laminado na placa e é ligado à trilha de cobre com solda. Em uma boa junção, a solda é extraída de dentro do buraco durante a operação de solda. A solda entre a trilha de cobre e o cabo condutor do componente é chamado filete.
Em uma pequena oficina de trabalho, toda a solda é feita a mão, onde um bom ferro de solda é vital. É melhor usar um de 30 W com controle de temperatura.
Como segurança é de suprema importância, um pedestal seguro para apoiar o ferro de solda quente é necessário. Para obter-se um bom trabalho, é necessário manter a ponta do ferro de solda limpa. Depois de fazer algum trabalho com solda, remova todo o estanho e fluxo de solda da ponta com uma esponja pequena e úmida.
A maioria das soldas usadas em montagens eletrônicas são ligas metálicas de estanho e chumbo. Uma das mais úteis propriedades da liga metálica estanho/chumbo usada como solda é a gama de baixas temperaturas de fusão.
Para assegurar boas ligações de solda a qualquer hora, sempre use solda de boa qualidade. O recomendado é uma liga metálica 60% estanho, 40% chumbo, apropriado para trabalho de alta qualidade requerendo uma temperatura de fusão baixa.
Força mecânica é um importante critério quando faz-se ligações de solda. Obviamente, a junta deve ser forte - forte o bastante para resistir a todos as possíveis pressões que pode sofrer: de tração e compressão.
Ocasionalmente, em remontagens ou estágios de reparo, de solda de componentes é exigida. É uma operação que consome tempo e requer experiência e algumas ferramentas extras.
Primeiro, a solda deve ser aquecida para ser fundida, então deve ser removida antes de desmontar o componente. A solda fundida pode ser removida com instrumentos que sugam a solda de uma junta. Sugadores de solda podem ser ferramentas separadas, ou parte do ferro de solda, comprimindo um bulbo de ar ou mecanismo de vácuo.
É essencial que a montagem seja limpa depois da solda. Dependendo do tipo de montagem, e do fluxo usado, tanto produtos aquosos ou solventes podem ser usados para limpar.