Distribuição Binomial

A distribuição Binomial está intimamente ligada às tentativas de Bernoulli e relaciona-se com a amostragem com reposição.

Seja X = X1 + X2 + X3 + ..... + Xn onde os Xi 's são tentativas de Bernoulli independentes, todas com a mesma probabilidade de sucesso p. X representa o número de "sucessos" nas n repetições independentes da experiência, e X tem distribuição Binomial com parâmetros n e p.

A densidade da variável aleatória é dada por :

onde

Aqui supomos que n é um número inteiro maior que zero e p é um número real entre zero e um.

Notação: X ~ Bin ( n,p )

Média e Variância de uma Distribuição Binomial

Se X ~ Bin( n,p ) então:

E ( X ) = np,

VAR( X ) = npq

OBS.

Teorema Binomial

Para quaisquer números reais a e b e n um inteiro > 0 temos:

Em particular, se b = 1-a, então:

Se X é uma variável Binomial (n, p) então X mede o número de "sucessos" dentre um número fixo (n) de repetições de uma experiência que tem apenas 2 resultados possíveis : "sucesso" e "falha" . A densidade Bernoulli(p) é um caso particular da densidade Binomial fazendo-se n, o número de repetições, igual a 1.

A distribuição Binomial aparece frequentemente em teoria da amostragem, em conexão com amostras com substituição. Suponha que obtemos uma amostra de tamanho n com reposição, a parir de uma população de tamanho N, na qual pN indivíduos correspondem a "sucessos" e (1-p ) N indivíduos correspondem a "falhas". Então: X , o número de sucessos na amostra, tem uma densidade Binomial com parâmetros n e p. Também, deve ser claro para você que a escolha de uma situação como sucesso ou falha é arbitrária.

O próximo quadro apresenta algumas situações onde a densidade Binomial pode ser usada.
 
experiência aleatória
"sucesso" "falha" p =
probabilidade de sucesso
n = número de repetições da experiência X = variável aleatória Binomial
jogada de uma moeda cara coroa 1/2 número de jogadas da moeda número de caras nas n jogadas da moeda
nascimento de uma criança numa família menina menino 1/2 número de crianças na família número de meninas na família
jogada de um dado sair o número 6 sair qualquer outro número 1/6 número de jogadas do dado número de vezes que saiu o número 6 nas n jogadas do dado
"chutar" a resposta numa prova de múltipla escolha onde cada questão tem 5 opções  acertar a resposta da questão errar a resposta 1/5 número de questões da prova número de respostas certas na prova
pegar uma bola numa caixa que contém r bolas vermelhas e b bolas azuis e devolvê-la a caixa, anotando a cor da bola selecionada retirar bola vermelha da caixa retirar bola azul da caixa r/(r+b) número de bolas retiradas com reposição número de bolas vermelhas dentre as bolas retiradas com reposição

Na última situação deste quadro supomos que a amostra de peças é obtida com reposição, de tal forma que as probabilidades de seleção de uma peça com defeito sejam as mesmas para cada peça na amostra. É claro que esta situação não é realista, pois ninguém vai jogar de volta uma peça selecionada no lote de peças produzidas. No entanto, já vimos que se N ( o tamanho da população) for muito maior que n (o tamanho da amostra ), as amostragens com e sem reposição fornecem praticamente os mesmos resultados, e então o modelo Binomial torna-se útil na prática. Por exemplo, se foram produzidas 10,000 peças e tomamos uma amostra de 50 peças para verificar a incidência de defeitos, tanto faz usar amostragem com ou sem reposição. Intuitivamente neste caso a importância das características de uma única peça é muito pequena no conjunto todo.

Exemplo

Numa eleição supõe-se que 30 % dos eleitores são favoráveis a uma certa proposta. Toma-se uma amostra de tamanho 20 de eleitores da cidade do Rio de Janeiro. Calcular as probabilidades de 4, 5, 6, 7, 8, 9 ou 10 dos eleitores na amostra serem favoráveis à proposta.

Solução

Seja X = número de eleitores na amostra que são a favor da proposta. Então os valores possíveis de X são 0, 1, 2, ...., 20, e X tem densidade Binomial com parâmetros n = 20 e p = 0.30. As probabilidades para os diversos valores de X são calculadas através da fórmula :

A tabela a seguir mostra os valores destas probabilidades para x = 4, ..., 10.
 
x
Pr(X=x)
4
0.1304
5
0.1789
6
0.1916
7
0.1643
8
0.1144
9
0.065
10
0.0308