A função
de distribuição de uma v.a. X, denotada por F X
(x),
é definida como
F X
(x),
= P( X£ x)
também chamada de função de distribuição acumulativa/acumulada.
Exemplo 1: Jogar uma moeda duas vezes e observar o número de caras. Seja X uma variável aleatória que fornece o número de caras.
Logo:
P ( X = 0) = 1/4 (coroa e coroa)
P ( X = 1) = 1/4+1/4 = 2/4 (coroa e cara ou cara e coroa)
P ( X = 2) = 1/4 (cara e cara)
Logo teremos:
OBS: é muito importante definir claramente quem é sua variável aleatória!!
Exemplo 2: Imagine que estamos querendo observar o tempo de falha de uma lâmpada.
Logo S = { t: t ³ 0 } e seja X a variável que representa o tempo decorrido desde o momento que se ligou a lâmpada até sua falha, então o evento (X £ x) está no espaço de X. Um modelo matemático muito utilizado neste caso é:
onde lé um número positivo, chamado taxa de falha (falhas/hora). Mais tarde tornaremos a falar deste modelo,
A função
de distribuição possui as seguintes propriedades:
1. 0
£
F
X
(x) £
1
2. 3. É uma função não decrescente, isto é, se x1 £ x2 então Fx(x1) £ Fx (x2) 4. A função é contínua a direita. Que significa: |
Usando uma forma
simplificada do Teorema da Decomposição de Lebesque, podemos
representar FX(x)
como a soma de duas funções, ditas GX(x)
e HX(x)
ou :
FX(x)
= GX(x)
+ HX(x)
onde GX(x)
é contínua, HX(x)
é uma função escada contínua a direita cujos
saltos coicidem com os de FX(x)
e HX(-¥
) = 0. Se GX(x)
º0
então X é dita v.a. discreta e se HX(x)º
0
, X é dita v.a. contínua.
Podem ocorrer casos em que temos as duas funções diferentes de zero e neste caso teremos v.a. mistas. Nos deteremos neste curso apenas as v.a’s discretas e contínuas.