I COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE
EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO DA ENGENHARIA
27 e 28 de junho de 2005
APRESENTAÇÃO
Pretendemos que o CIEEE2005 seja o primeiro de uma série anual de colóquios destinados a apresentar e discutir temas específicos em Educação da Engenharia e suas relações com a Epistemologia da Engenharia. Embora os temas deste primeiro colóquio sejam “O aprendizado a partir de projetos” e “A formação do engenheiro projetista”, outros temas deverão ser abordados em colóquios futuros, como o currículo de engenharia, estágios em empresas, ensino de ciências básicas ou a integração de disciplinas de ciências e de engenharia.
O formato do colóquio reúne palestras, painéis e mesas-redondas para um público pequeno e interessado o suficiente para que haja um verdadeiro debate. Pretende-se publicar as atas do colóquio contendo as palestras e o resumo dos debates.
A organização destes colóquios partiu da constatação da inexistência de reuniões técnicas sobre estes assuntos, concentradas sobre temas específicos, que permitam o seu debate, aprofundamento, e a caracterização dos problemas atuais. Os grandes congressos (COBENGE, ICEE) não tem se revelado o ambiente propício para tais debates, dado que são voltados para a apresentação múltipla de resultados individuais, pulverizando debates e trocas de opiniões. Falta um momento para que professores de engenharia exponham e discutam seus problemas a partir de sua prática, conjuntamente com pesquisadores com respaldo acadêmico. Claro buscamos um ambiente de camaradagem, onde problemas concretos e experiências reais possam ser expostos, e novas proposições e saídas possam ser discutidas.
Este primeiro colóquio é um balão de ensaio, restrito a um público próximo e evitando criar custos. Nele buscamos testar o sistema e formar um grupo de interessados para levar adiante estas discussões e ajudar a organizar os eventos futuros. A colaboração das equipes próximas do CEFET-RJ, do IME, da UERJ e da UFRJ – que estão sendo convidadas - nos parecem essenciais. No futuro buscaremos ampliar o público e a escolha dos palestrantes.