Número 2, 29 de Março de 2006


ENCONTRO COM A INDÚSTRIA


No dia 22 de novembro de 2005, no campus da PUC-Rio, foi promovido pelo Departamento de Engenharia Civil um Encontro com a Indústria, que reuniu várias empresas nacionais, expressivas no cenário da Engenharia e Construção Civil, com o objetivo de identificar áreas de possível interação e desenvolvimento de parcerias nos campos do ensino, pesquisa e exercício profissional da engenharia civil. Ao final do evento, foi proposta a constituição de um grupo de trabalho (Resolução Anchieta) com a finalidade de, num prazo de 90 dias, apresentar sugestões para tornar o fórum universidade - empresa de caráter permanente. Participaram do encontro representantes de Furnas Centrais Elétricas, Eletrobrás, Petrobrás, Construtora Odebrecht S.A., EletroNuclear, Geomecânica S.A., Construtora Carioca Christian Nielsen Eng. S.A., Concremat, Macaferri, Supervia, Transocean, Geoprojetos, LPS Engenharia, dentre outras.

PROF. FRANKLIN ANTUNES


Após 43 anos de trabalho no Departamento de Engenharia Civil, o professor Franklin Antunes aposentou-se da Universidade em agosto de 2005. No último dia 6 de dezembro, Franklin proferiu palestra sobre Caracterização de Perfis de Solo, por ocasião do encerramento dos Seminários da Pós-graduação de 2005. Muitos ex-alunos estiveram presentes ao evento, quando foi entregue ao professor, como parte das homenagens, uma placa do Departamento de Engenharia Civil em reconhecimento às suas atividades de ensino e pesquisa, exercidas com profunda dedicação ao DEC por mais de 4 décadas. O prof. Franklin continuará atuando como colaborador no programa de pós-graduação. No ano passado, foi também homenageado pelo Centro Técnico-Científico (CTC) da PUC-Rio com o prêmio Pierre Lucie, pela excelência no ensino de graduação.

IAC-NOCMAT 2005 - RIO


O IAC-NOCMAT (Inter American Conference on Non-Conventional Materials and Technologies in Ecological and Sustainable Construction) foi realizado na PUC-Rio de 11 a 15 de novembro de 2005 com o objetivo de apresentar e discutir as mais recentes aplicações de tecnologias e materiais não-convencionais (solo, resíduos industriais, agrícolas e de mineração, bambu e fibras vegetais como fibras de coco, piaçava, sisal, dentre outras) em obras de infra-estrutura e habitacionais. Foram aceitos 95 trabalhos elaborados por pesquisadores das Américas e de vários países da Europa, África, Ásia e Oceania. O programa de pós-graduação em Engenharia Civil da PUC-Rio foi pioneiro nesta área, com a criação em 1979 da linha de pesquisa em Materiais Não Convencionaispelo prof. Ghavami. O Departamento de Engenharia Civil também é sede nacional da ABMTENC - Associação Brasileira de Materiais e Tecnologias Não-Convencionais.

NOTÍCIAS DE EX-ALUNOS:
Denise Maria Gerscovich, Mestrado 1983, Doutorado 1994


Ingressei na PUC-Rio em 1975 esperando me graduar em engenharia elétrica. Durante os primeiros semestres percebi que minha aptidão estava mais ligada à engenharia civil. No primeiro semestre do ciclo profissional tive meu primeiro contato com a Geotecnia, através da disciplina de Geologia. O prof. Franklin cativava a todos nós. A partir das nossas aulas teóricas, aulas de campo e de muitos papos, a curiosidade foi crescendo e a complexidade do comportamento dos solos foi se tornando um desafio a ser "vencido". No semestre seguinte, quando surgiu a oportunidade de estágio no laboratório de Mecânica dos Solos, logo me candidatei. Passei, então, a conviver com os alunos de pós-graduação e técnicos do laboratório. Esta experiência representou um marco na minha vida profissional, pois foi nesta época que tomei a decisão de fazer mestrado. No primeiro semestre de 1979, cursei o ultimo semestre de graduação em conjunto com algumas disciplinas do mestrado. Retornei à PUC em 1985 como pesquisadora, chegando a ser professora da área de Geotecnia por 3 anos. Em 1988 iniciei o programa de doutorado, quando tive oportunidade de cursar disciplinas do setor de Estruturas e de outros departamentos da PUC-Rio. Pude participar de projetos de pesquisa ímpares e tive a oportunidade de trabalhar com pesquisadores de competência indiscutível. Observo que os laços com a PUC-Rio são difíceis de serem quebrados. Hoje sou professora e pesquisadora da UERJ e mantenho relações profissionais e pessoais com muitos daqueles que contribuíram para minha formação profissional. Espero que, estando hoje na posição de formadora de novos pesquisadores no programa de pós-graduação da UERJ, possa transmitir todos os conhecimentos e experiências adquiridas ao longo dos meus cursos de pós-graduação na PUC-Rio.

FAPERJ


Os laboratórios de Geotecnia e de Estruturas e Materiais foram contemplados com auxílios do programa LABMULTI da FAPERJ/SECTI-RJ, destinado a apoiar a manutenção de laboratórios multi-usuários mantidos por programas de pós-graduação com conceito Capes 6 ou 7.
No dia 14 de dezembro, a FAPERJ, sob a direção do prof. Pedricto Rocha Filho, do Departamento de Engenharia Civil, comemorou 25 de fundação com evento no Teatro Municipal do Rio de Janeiro que reuniu a comunidade científica do Estado do Rio de Janeiro.

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CIVIL, ARQUITETURA E URBANISMO, ENGENHARIA AMBIENTAL, ENGENHARIA DE PETRÓLEO


Talvez muitos não saibam, mas o Departamento de Engenharia Civil mantém, além do curso de graduação em Engenharia Civil (desde 1948), cursos interdepartamentais de graduação em Engenharia de Produção Civil (com o departamento de Engenharia Industrial), Arquitetura e Urbanismo (com o departamento de Artes & Design), Engenharia Ambiental (com os departamentos de Química, Ciências dos Materiais e Engenharia Mecânica) e Engenharia de Petróleo (com o Departamento de Engenharia Mecânica). Em dezembro de 2005, os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Ambiental, ambos iniciados em 2002, receberam parecer favorável ao reconhecimento por parte do INEP/MEC.

TESES E DISSERTAÇÕES


Até 31/12/2005 foram defendidas 624 dissertações de Mestrado (343 em Estruturas, 281 em Geotecnia) e 97 teses de Doutorado (55 em Estruturas, 42 em Geotecnia). Interessante notar é a evolução da participação feminina no programa de pós-graduação, passando de meros 7% na década de 1965-1974 (com nenhuma dissertação de Mestrado na área de Geotecnia) para 21% entre 1975-1984, 26% entre 1985-1994 e 33% na década 1995-2004.

ANA ROXO


Depois de 18 anos como secretária do programa de pós-graduação em Engenharia Civil, Ana Roxo transferiu-se em setembro de 2005 para o recém-criado Mestrado em Sociologia, onde novos desafios e oportunidades profissionais a aguardam. Em sua substituição, entrou Rita de Cássia Leite que, até aquela data, era a secretária de graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo.

INSCRIÇÃO PARA A PÓS-GRADUAÇÃO


As inscrições para o programa de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) abrem de 01 de abril a 15 de junho, para início das aulas em agosto, e de 01 de setembro a 15 de novembro, para início das aulas em março. O pedido de admissão, em formulário próprio, deve vir acompanhado de cópia do diploma do curso de Graduação (e do Mestrado para candidatos ao Doutorado), histórico escolar do curso de Graduação (e do Mestrado para candidatos ao Doutorado), duas folhas de referências, duas fotografias 3 x 4, curriculum vitae, certidão de nascimento ou casamento e pagamento da taxa de inscrição (R$ 57,00 para ex-alunos da PUC-Rio e R$ 113,00 para candidatos externos). Os formulários do pedido de inscrição e das folhas de referência podem ser obtidos em www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/inscricoes.html.Mais informações pelo telefone 0-XX-21-3114-1194, fax 0-XX-21-3114-1195 ou no e-mail localizado no rodapé.

PEQUENAS NOTÍCIAS


* Teses e dissertações defendidas desde 1997 podem ser consultadas, em sua versão digital, pelo endereço www.maxwell.vrac.puc-rio.br.


* O Centro-Técnico Científico da PUC-Rio comemorou em 14 de dezembro de 2005 os 40 anos da criação dos programas de pós-graduação no CTC.


* Estamos preparando uma publicação para resgatar memórias de alunos, professores e funcionários, testemunhas da evolução do programa ao longo das últimas décadas. Solicitamos a colaboração de nossos ex-alunos, por meio do envio de arquivos digitais com fotos de defesas, ensaios de campo ou laboratório, reuniões de turma, viagens, etc. bem como de textos que ajudem a documentar a história da pós-graduação. Veja nosso e-mail localizado no rodapé.

Para cancelar a assinatura deste Boletim, por favor, clique aqui.

Conhece um antigo aluno ainda não cadastrado na nossa lista de endereços? Gostaria de enviar notícias para este boletim? Clique aqui.

Informações sobre a inscrição de Pós-Graduação, clique aqui.